3 dicas para clientes iniciantes no Marketing Digital

Para aproveitar ao máximo tudo que o marketing digital pode fazer pela sua empresa, é importante seguir alguns processos. Tais processos ajudam a integrar e melhorar o retorno sobre o investimento. Leia agora 3 dicas para clientes iniciantes no Marketing Digital!

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Conhecer bem a agência e os profissionais

Avaliar a agência ou profissional antes de contratar é muito importante, visto que existe uma infinidade de opções no mercado. Você, enquanto contratante, deve pesquisar as avaliações que geralmente aparecem na primeira página do Google, ver se o site possui um visual bacana (afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?) e ver os clientes que a empresa ou que a pessoa em questão já atendeu. 

Digamos que você fecha o serviço de gestão das redes sociais e conteúdo para site. É bom observar a qualidade da escrita, a harmonização do feed, a forma como o prestador entrou em contato e apresentou seus diferenciais. Tudo isso conta muito! Fazer um marketing inteligente é o diferencial no meio de tanto volume. 

Além disso, indicamos uma reunião inicial para alinhar os objetivos, estabelecer metas e conhecer mais sobre a equipe ou a pessoa que ficará responsável pelos negócios online. 

Saber os objetivos e qual o retorno esperado

Como saber onde quero chegar com o marketing digital? 

Bom, pense em uma loja física. Os vendedores precisam atingir um valor X por mês para receber comissão, certo? Da mesma forma, acontece no mundo virtual. As redes sociais são como a vitrine e o e-commerce é a caixa registradora. 

As pessoas conhecem a loja pelo Instagram e migram para o site, a fim de efetuar a compra.  Portanto, o objetivo deve ir de encontro com a jornada do consumidor. Para isso, é fundamental conhecer seu público comprador. Não adianta nada uma arte super bonita se ela não for funcional, o principal objetivo é transmitir a mensagem

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a definição do foco na comunicação: você precisa saber O QUE vender. Quando o cardápio é muito longo, a decisão do que comer fica mais difícil, se é que me entende.

E por fim, mas não menos importante: PAGAR é preciso! Já foi o tempo em que as redes sociais faziam milagres. Se você quer o seu espaço, pague por isso.

Seja o reconhecimento de sua marca ou tráfego maior no site (o que consequentemente gera um aumento nas vendas), o que vale mesmo é o planejamento e a assertividade nas decisões. Lembrando que métricas de vaidade, como número de seguidores, não são necessariamente uma questão  muito relevante.

Além disso, vocês podem elaborar planilhas para acompanhar os resultados periodicamente. Veja o exemplo abaixo: 

  • Acompanhamento de indicadores:
JANEIROvisitantesnº leads*vendas
orgânico
mídia paga

*veja a definição de lead aqui nesse link

Aplicar as estratégias indicadas pelo time

Uma agência ou alguém que realmente entenda de marketing digital sempre vai saber por onde começar e direcionar os clientes da melhor maneira possível. Para a relação “vingar” e dar frutos, é importante aceitar as recomendações e segui-las conforme o trabalho avança. 

Dentre as estratégias, podemos mencionar: 

  • frequência de postagens e o melhor horário para fazer;
  • estudo de público-alvo e análise da concorrência;
  • análise de tendências do mercado no seu segmento;
  • implantação de bots para agilizar o atendimento ao público; 
  • implantação de ferramentas para visualizar melhor o processo de vendas online. 

Como essas, há inúmeras outras estratégias que podem ser discutidas e colocadas em prática, visando o aumento da receita mensal. 

O marketing digital tem sido o plano de emergência para muitos negócios locais nesse momento de crise. Mas na verdade, ele deve andar junto com a empresa. Se você precisa investir e ainda não deu o primeiro passo, pelo menos agora já sabe por onde começar. 

Agora que você já conhece 3 dicas para clientes iniciantes no Marketing Digital, entre em contato conosco para conhecer melhor nosso trabalho!

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