A cultura do cancelamento veio mais forte do que nunca em 2021, né? É quase impossível não ver por aí! Por isso, já que estamos vivendo numa era movida pela tecnologia, onde a informação chega aos quatro cantos do mundo em apenas um clique, é muito importante ser condizente com nossas falas e atitudes. Hoje, você vai aprender como evitar o cancelamento na publicidade.
Para famosos e influenciadores digitais, isso fica ainda mais evidente e a regra é clara: a ausência de coerência traz desconfiança e descredibiliza a marca. Portanto, não se deve pregar amor e oferecer espinhos. Gerenciar uma crise de imagem é um trabalho difícil, que muitas vezes não funciona. Então a postura fora das telas deve estar de acordo com o que se propaga na internet.
Com todo esse assunto em alta, fizemos esse post e trouxemos algumas questões pra roda, já que o cancelamento não acontece somente em reality shows, se é que me entende. Bora analisar e entender melhor como essa prática funciona?
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De onde surgiu o termo “cancelamento”?
Em meados de 2017, o termo “cancelamento” surgiu para nomear um movimento virtual que já vinha acontecendo: o boicote a personalidades (famosas ou não) que cometeram algum ato visto com maus olhos pelo público, como bullying, racismo, homofobia e machismo, por exemplo.
Mas se engana quem pensa que acontece só no Instagram ou Twitter. Pessoas que humilham, diminuem ou causam desconforto, estão em todos os lugares, até mesmo no ambiente de trabalho. Por isso é tão importante conhecer e estabelecer limites quanto ao respeito que cada um de nós merece e precisa.
Você conhece alguém que merece ou já mereceu ser cancelado?
Seu chefe te ofende na frente dos outros, você se sente excluído em relação aos colegas de trabalho ou até mesmo é difamado por eles? É hora de mudar!
Quando um ambiente faz mal, sua produtividade diminui, certo? Por que continuar num lugar onde menosprezam seu trabalho e suas ideias? Saiba que sempre tem um jeitinho de melhorar a situação e neste caso o melhor a fazer é se afastar e procurar um local onde você possa de fato, trabalhar com satisfação e amor pelo que faz.
Se você conhece alguém que é arrogante, se sente superior, maltrata e desestimula as pessoas, não exite em cancelar! Faça isso em primeiro lugar pela sua saúde mental, pois como diz o velho ditado “nenhum CNPJ (nem seu, muito menos dos outros) vale um AVC”.
Um adendo sobre cancelamento e o Tribunal da Internet
Vale ressaltar que essa política de cancelamento pode ser implacável e destruir a carreira de muita gente. O julgamento só é válido quando conhecemos de fato a situação e podemos nos posicionar a respeito. Para isso, devemos buscar fontes confiáveis de notícias, saber quem escreveu e através de qual veículo.
No mais, o Tribunal da Internet tem dado voz a milhares de usuários que passam por casos de abuso e violência (tanto física quanto psicológica), pois ao relatar em seu perfil, uma rede de apoio se forma e todas as medidas cabíveis são tomadas. Isso gera uma comoção e incentiva outras pessoas a denunciar também. O cancelamento é visto como um “mal necessário” e deve ser aplicado em momentos específicos.
→ E aí, gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe como evitar o cancelamento na publicidade, bora tomar um cafezinho e papear mais sobre isso!
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