Amigo que nos direciona e garante aquela diagramação maneira, o querido grid é como uma régua que separa e dispõe melhor os elementos visuais de um projeto. Você já conhece esse método? Quer aprender mais sobre o assunto? Acompanhe conosco esse artigo que acabou de sair do forno e entenda qual é o prazer do GRID!
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Conceito de grid
O uso dos grids ganharam força após a Segunda Guerra Mundial, através do famoso movimento de Bauhaus (aquele mesmo do Eduardo e Mônica rs). A Suíça, neutra na época de guerra, acolheu muitos arquitetos e designers que utilizavam a técnica para organizar textos em cartazes e propagandas.
Hoje o grid é uma ferramenta primordial para o desenvolvimento de logotipos. Ele consiste na aliança entre matemática e criatividade e funciona como um guia para a distribuição dos elementos em determinado formato.
Para os fissurados e para quem usa só em extrema necessidade, é fato que os grids auxiliam na produção do layout, pois ajudam a manter o equilíbrio visual e posicionar os elementos em relação uns aos outros. E nós sabemos que designer que se preze tem um certo TOC com alinhamento, não é mesmo?
Conceito de branding
Como falamos acima, o grid funciona como uma base para o desenvolvimento de logotipos, estabelecendo o enquadramento perfeito dos elementos. Dessa forma, obtemos uma identidade visual marcante, chamada de branding.
O branding é um trabalho contínuo de criação, desenvolvimento, estruturação e planejamento para uma marca. As ações de branding aplicadas de forma inteligente, criam uma relação afetiva com o público, aumentam o reconhecimento de marca e dão credibilidade para o seu negócio.
Vantagens do grid na criação de logotipos
O logotipo define a comunicação visual de uma marca. Deve ser fixo, de fácil memorização e capaz de despertar interesse nas pessoas.
Um bom logotipo deve apresentar uma estética agradável e viável em todos os materiais (cartão de visita, uniformes, produções gráficas, etc). Além disso, precisa ser claro, simples e íntegro, mesmo que diminuído. Outro ponto importante é passar uma imagem atemporal, ou seja, sem elementos que se caracterizam por épocas.
Com um símbolo de destaque, sua marca é rapidamente reconhecida em vários contextos. Podemos citar ainda, mais algumas vantagens do grid na criação de logotipos:
- Eficiência: facilitam a tomada de decisão em relação à disposição de novos elementos dentro do layout;
- Harmonia: ajudam a gerar uma hierarquia visual através da disposição de elementos.
Dicas para criação de logo profissional com o uso de grids
Que o grid é uma técnica sensacional e ajuda substancialmente o nosso trabalho, enquanto designers, nós já entendemos. Separamos então, 3 dicas muito bacanas que podem estruturar melhor a definição de branding e como aplicar a criação de logotipos nesse processo, de forma profissional. Descubra agora o prazer do grid!
Faça com clareza e simplicidade: os valores da empresa devem ser traduzidos não só no logo, como em toda a identidade visual. É fundamental que o logo seja de fácil compreensão para que os clientes reconheçam o negócio sem fazer muito esforço.
Busque originalidade: entender o nicho de atuação e conhecer as pessoas que vão comprar futuramente daquela marca demanda muito estudo. Com isso, não existe possibilidade de utilizar um desenho que já existe no mercado, pois a marca não terá credibilidade alguma.
Utilize o grid desde o esboço: ao aplicar o grid desde o início, você consegue “desenrolar” melhor a ideia. Isso facilita muito na hora de mostrar o trabalho ao cliente, pois ele já vai ter uma noção de como o logo vai ficar quando estiver pronto. Dessa forma, haverá menos alterações e o nível de satisfação da pessoa que contratou o serviço será bem maior.
E aí, entendeu o que é o prazer do grid? Conta pra gente um pouco das suas experiências no uso dessa técnica do design. Quer um vídeo de como utilizamos os grids em nossos trabalhos? Manda pra gente!