A AI overviews transformou o rankeamento no Google e, junto das IAs, tem garantido inovação em como se produz conteúdo.
Adquirir leads é uma tarefa árdua que norteia a produção de conteúdo de muitos marketeiros. Por ser a semente que germina resultados nas estratégias de uma empresa, a corrida por novos leads é hoje uma das mais acirradas.
O recente crescimento do mercado digital abraçou uma ampla gama de possibilidades. No entanto, veio acompanhado de demandas ainda mais urgentes: rapidez na produção, constância e, claro, eficiência.
É preciso fazer, fazer muito e fazer certo!
O problema é que com o aumento no número de usuários das redes, o que é uma oportunidade, também se torna dificuldade. Hoje, todo mundo produz conteúdo online, e com tantas publicações, mesmo as de valor perdem espaço e tempo de rede.
Uma pesquisa do Content Marketing Institute indicou que as postagens dos Twitter têm, em média, 3 horas de circulação. O mesmo padrão é observado no Facebook, onde os posts alcançam 75% de sua audiência já nas primeiras 5 horas de lançamento, sendo, posteriormente, engolidos pelo que é mais novo.
Nesse contexto de extrema rapidez, a inteligência artificial acaba atuando como alternativa positiva para o aumento do número de produções. Assim, o que antes levava horas, agora leva menos de 1.
No entanto, uma nova variável surgiu no último ano, quando o Google realizou uma grande transformação nas páginas de busca: Agora, o foco da experiência de busca está na IA, que se tornaram o principal meio de transmissão de informações, especialmente no modelo chamado AI Overviews.
Google AI Overviews
Criada com o mote de “Google Does the Googling for You”, ou seja, “Google pesquisa por você”, a AI Overviews busca apresentar um resumo claro das informações buscadas antes mesmo de mostrar o rankeamento das páginas com informações mais completas sobre o tema.
Expandida para mais de 200 países, a ferramenta se torna a IA generativa com maior alcance hoje, atualmente com cerca de 1 bilhão de usuários mensais. Com isso, o Google se tornou um verdadeiro assistente de marketing, sintetizando conhecimento e apresentando dados rápidos para quem deseja apenas responder uma dúvida.
A AI Overviews já tinha um semelhante bastante parecido, mas foi otimizada para garantir resultados melhores. Agora, as respostas são personalizadas, solucionando dúvidas com facilidade.
Tudo isso chega após a perda de popularidade do Google para o TikTok como pesquisador entre as gerações mais jovens, que querem respostas mais rápidas para problemas simples e, por consequência, perdiam o interesse com a busca de mais fatores da plataforma. Assim, surgiu a necessidade de reconquistar esse espaço.
Com tantas pessoas acessando os resumos, muitos temiam que podia levar a um desinteresse na produção de conteúdo e perda de relevância do rankeamento. No entanto, a boa notícia é que a própria plataforma entrega uma alternativa, fazendo indicação direta do site fonte da informação. E isso foi abertura de uma nova corrida entre as empresas.
Conquistar essa referência pode garantir um redirecionamento rápido para uma pesquisa mais aprofundada na página. Além disso, mostra quem está na frente e oferece aquela cara de “expert” que todo mundo que produz conteúdo busca.
Diante dessa mudança, você sabe como competir com a concorrência para alcançar esse espaço?
Encontrando soluções
Na ânsia de produzir conteúdos para “sair na frente”, muitos produzem quase que exclusivamente os chamados conteúdos de topo de funil, ou seja, desenvolvidos para atrair quem está no início da jornada de compra. Claro que essa produção é importante, mas quando se torna o único direcionamento de conteúdo de uma página, perde relevância e cai nas pesquisas.
Uma solução é optar pela constância e não pela repetição. Entenda quando postar e crie um plano de marketing de conteúdo que considere o comportamento da sua marca e de sua persona. Com isso, seus textos se tornarão mais fortes e os conteúdos ricos.
O ideal é garantir todo o conteúdo seja diverso, estratégico e colaborativo, tratando de temas amplos e canais diferentes. Além disso, resolver dores mais específicas também é válido. Embora restringir o conteúdo a um público pequeno seja arriscado, pode garantir que você seja referência quando a palavra-chave for pesquisada. Então antecipe as dúvidas relacionadas, determine o contexto das discussões e expanda os tópicos tratados.
Também evite a chamada super otimização. Bastante comum quando se utiliza IAs para se destacar, a super otimização refere-se ao uso excessivo de palavras-chave e SEO, o que pode ser visto como tentativa de burlar o algoritmo do Google e, consequentemente, levar a uma perda de relevância na pesquisa.
Vale lembrar: Seja o primeiro, o mais completo e mais informativo. Busque por novidades, poste com frequência, traga referências, imagens, gráficos e informações. Além disso, sempre cheque tudo, pois informações falsas diminuem a relevância do que você escreve.
Por fim, tudo bem utilizar IA, mas lembre-se que qualquer pessoa pode fazer isso. 90% das pessoas está usa IA e 37% diariamente, então este não pode ser o seu diferencial. É hora de criar com propósito e objetivo.
Entender como IAs generativas podem te auxiliar e não as aplicar com único recurso é o mais importante nesse momento. Seu papel é entender como colocar-se como profissional experiente e capaz de desenvolver textos ricos, específicos e de conteúdo.
Precisa de ajuda nessa tarefa?
A Página1 Digital está aqui para te acompanhar na jornada e garantir que você chegue à primeira página.