As 5 inovações em saúde digital do momento

O estado atual do setor de saúde está mudando, possivelmente, mais do que nunca, devido às mudanças nas necessidades e expectativas dos consumidores, flutuações econômicas e inovação digital.

Embora esse progresso tecnológico esteja permitindo tratamentos melhores, diagnósticos mais precoces e precisos, e melhorias no gerenciamento da cadeia de suprimentos, as taxas de implementação ainda são lentas e desiguais.

Em todo o mundo, muitos sistemas desatualizados permanecem em funcionamento.

O aumento da população global também significa que pode se tornar mais difícil atender às necessidades de saúde de todos, levando ao aumento da demanda por serviços de saúde sob demanda e telessaúde.

A expectativa de vida está aumentando, enquanto a demanda da demografia geriátrica está crescendo simultaneamente, aumentando a tensão financeira, juntamente com a falta de pessoal, aumento dos custos de trabalho e prolongamento de doenças crônicas

Dados, ciência comportamental e tecnologias digitais estão aumentando o potencial de alcançar e compreender mais pessoas, atendendo melhor às suas necessidades de saúde e melhorando o ecossistema geral da saúde.

Nos últimos anos, assistimos a incríveis inovações tecnológicas, que têm o poder de realmente transformar e moldar o futuro do setor da saúde. Aqui estão cinco das inovações atuais mais interessantes em saúde digital.

Sistemas de cirurgia AR


O uso de RV e RA para fins de treinamento têm crescido na última década, em vários setores.

O Amsterdam Skills Centre está na vanguarda da redução drástica do tempo que leva para treinar cirurgiões, aplicando realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outras tecnologias de ponta.

A Augmedics, sediada nos Estados Unidos, deu um passo adiante com o xvision, um sistema de realidade aumentada para auxiliar na precisão em tempo real na cirurgia da coluna.


Cerca de 31% das cirurgias à mão livre são realizadas de forma menos que perfeita, com posicionamento incorreto dos parafusos, o que leva a complicações neurológicas e a necessidade de reoperações para corrigi-las. A tecnologia xvision ajuda a resolver isso, reduzindo o espaço para erros, minimizando assim outras complicações.

Com o sistema xvision, os cirurgiões usam um fone de ouvido AR que lhes dá uma visão semelhante a um raio-X: eles podem essencialmente olhar através do tecido e ver uma visualização 3D da anatomia do paciente.

Com um sistema de rastreamento integrado que sobrepõe a navegação das ferramentas cirúrgicas à tomografia computadorizada do paciente, os cirurgiões podem observar suas ações em tempo real, melhorando muito sua precisão

APIs de biofeedback

De acordo com um relatório da Deloitte de 2020 sobre as perspectivas da saúde global: “Fatores relacionados ao estilo de vida, incluindo fumo, dieta pobre, hipertensão, obesidade e falta de atividade física contribuem para muitas das 10 principais causas globais de morte”.

Na verdade, 80% do impacto na saúde das pessoas se deve ao meio ambiente, ao estilo de vida e ao nível socioeconômico.

Os wearables saudáveis ​​estão se tornando uma ferramenta fundamental na luta contra as doenças do estilo de vida, pois podem monitorar o impacto de atividades específicas, como qualidade do sono, número de passos diários, distância percorrida e calorias queimadas.

Enquanto essas funções dependem da compra de um wearable adicional pelo usuário, a Happitech, com sede em Amsterdã, desenvolveu um programa que pode monitorar a frequência cardíaca e detectar quaisquer anomalias rítmicas através do smartphone do usuário, fornecendo um loop de feedback em tempo real sem a necessidade de um suplemento adicional

Como um benefício para a telessaúde, o componente está sendo usado para identificar a fibrilação atrial (FA), que afeta 1 em 11 pessoas com mais de 65 anos. A detecção precoce significa diminuir o risco elevado de derrame ou ataque cardíaco.

Mais recentemente, a tecnologia também foi aplicada a um aplicativo de monitoramento cardíaco remoto para ajudar pacientes que foram forçados a ficar longe de hospitais durante a crise do coronavírus. O aplicativo agora está sendo dimensionado em toda a Holanda.

IA para diagnóstico precoce

Semelhante às doenças cardíacas, as taxas de transtornos mentais também estão crescendo rapidamente, sendo o suicídio o resultado mais grave se não for tratado.

Há uma porcentagem alarmante de pessoas afetadas que não recebem tratamento – cerca de 75-85% em países de baixa / média renda e cerca de 35-50% em países de alta renda. Os custos com saúde mental já giram em torno de um trilhão de dólares no mundo todo, e a OMS prevê que “a depressão será a principal causa da carga de doenças em todo o mundo até 2030”.

Uma empresa que aborda o problema fornecendo diagnóstico precoce e precisão de dados é a CompanionMx .

CompanionMx usa fenotipagem digital para rastrear passivamente o comportamento do usuário por meio do uso de um aplicativo de smartphone, que monitora suas interações sociais, movimentos físicos e o tom de sua voz ao usar comandos de voz, a fim de fornecer diagnóstico precoce de depressão e prevenir sua escalada.

Além disso, caso detecte baixo humor ou pouca energia, o aplicativo oferecerá dicas e recomendações de estilo de vida saudável para o usuário, para dar uma caminhada ou praticar exercícios respiratórios, por exemplo.
Se necessário, os dados coletados também podem ser usados ​​para alertar os médicos para fazer uma intervenção pessoa a pessoa mais direta.

Saúde sob demanda


Em resposta ao crescente desejo por serviços de saúde sob demanda, a Caro, sediada em Amsterdã, desenvolveu um aplicativo para fornecer melhor comunicação entre pacientes e médicos.

Este ‘companheiro digital’ fornece aos pacientes informações e recomendações relacionadas ao seu tratamento e recuperação por meio de conteúdo de fácil compreensão, como vídeos e chats de tamanho reduzido. Enquanto isso, os médicos podem obter mais informações sobre os sintomas de seus pacientes, permitindo-lhes oferecer um atendimento melhor e mais personalizado.

Além disso, todos os dados da Caro são criptografados e compatíveis com GDPR, os serviços são executados na nuvem e a plataforma não usa nenhum servidor tradicional que possa ser hackeado.

IA para atendimento personalizado

A Pacmed usa IA e aprendizado de máquina para coletar e compartilhar dados observacionais, criando um ciclo de feedback entre médico e paciente que resulta em atendimentos mais personalizados. Com acesso a dados mais relevantes, os médicos podem tomar decisões mais informadas sobre o melhor tratamento para um determinado paciente.

Atualmente, a Pacmed está usando sua tecnologia de suporte médico de três maneiras em hospitais na Holanda:
⦁ Decidindo o melhor momento para dar alta aos pacientes da terapia intensiva.
⦁ Prever a urgência de uma situação pelo telefone para evitar visitas desnecessárias ao pronto-socorro.
⦁ Colaborar com instituições de oncologia para identificar melhor os pacientes com câncer mais suscetível à remissão – para que possam receber tratamento mais cedo.

É esse ciclo colaborativo entre os inovadores de IA e os médicos – junto com todos os outros envolvidos – que garantirá que as inovações continuem a se acelerar e se espalhar.

Governança de saúde inteligente

Acreditando que um ecossistema de saúde mais saudável levará a uma população mais saudável, o Smart Health Amsterdam (SHA) foi criado para reunir todas as partes relevantes – especialistas em dados, profissionais de saúde, academia, negócios, visionários e formuladores de políticas – para aplicar IA e tecnologias relacionadas para melhorar a saúde e o bem-estar em nossas comunidades e além.
Muitas inovações incríveis de saúde e IA já ocorreram em Amsterdã e ao redor do mundo – todos se inspirando para acelerar futuras inovaçõe

Powered by: Página1 Digital

Insira seu melhor e-mail e obtenha o Ebook