Principais problemas da comunicação falha nas empresas

A comunicação é essencial nas organizações e pode influenciar diretamente nos processos e resultados desejados para a sua empresa. Para trabalhar com eficiência, a equipe precisa de uma comunicação clara, objetiva e sem falhas. Descubra agora quais são os principais problemas da comunicação falha nas empresas.

Muitas vezes esse entrosamento não segue o fluxo correto e isso pode ser prejudicial para o seu negócio, causando desde a insatisfação de clientes, fornecedores e funcionários, até prejuízos e não fechamento de contratos importantes.

Comunicação externa e interna

Normalmente a comunicação externa transmite ao público de fora a imagem desejada pela empresa. De que forma? Através de assessoria de imprensa, propaganda, marketing, gestão de redes sociais, relações públicas e campanhas geradas pela empresa com o intuito de difundir a mensagem que a marca deseja passar. 

A comunicação interna é imprescindível para as empresas e tem como objetivo simplificar e organizar as relações de trabalho, além de evitar boatos e desinformação. Esse tipo de tratativa é normalmente realizada de maneira escrita, em forma de e-mails, mensagens, quadro de avisos, entre outros, e verbal, através da interação entre gestores, líderes e demais colaboradores.

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Principais falhas na comunicação das empresas e suas consequências:

Apesar de ser comum nas empresas, as falhas na comunicação não podem existir, pois afetam de forma negativa o contexto organizacional. É importante reconhecer e identificar os ruídos para buscar maneiras inteligentes de mudar esse cenário. Aqui estão alguns dos principais problemas nesse sentido:

1. Deixar de dar Feedback:
A falta de feedback por parte dos líderes e gestores pode desmotivar o colaborador, que acaba não vendo seu trabalho ser reconhecido. Outra questão importante é que sem um feedback adequado, como o funcionário irá saber se seu trabalho está sendo bem feito? Ser honesto em relação ao desempenho do colaborador é fundamental para corrigir falhas e gerar motivação. 

2. Falta de clareza e objetividade:
Fornecer informações adequadas, de forma clara e objetiva, economiza o tempo do colaborador e evita a interpretação dúbia por parte dos envolvidos.

3. Falta de comunicação entre os departamentos:
Quando dois ou mais departamentos ou equipes não se falam, pode haver atrasos, perda de prazos e falhas em projetos. Por isso é importante que todos os setores da empresa estejam interligados através de meios de comunicação eficientes, como aplicativos de gestão, por exemplo.

4. Mensagens desnecessárias:
Esse é um problema comum dentro das corporações. O envio de mensagens desnecessárias gera desperdício de tempo e faz com que recados importantes se percam no meio de tantas informações. Uma caixa de e-mails mais funcional, por exemplo, agiliza os processos e evita que comunicados realmente pertinentes sejam deixados de lado.

5. Não conhecer o seu cliente:
Se você não tem seu público alvo bem definido, fica muito difícil acertar na comunicação. Sem conhecer o seu cliente, quais seus gostos, suas expectativas e seus problemas, não tem como fazer uma propaganda eficiente que traga para a empresa os resultados desejados. 

Nesse sentido, podemos afirmar que a comunicação assertiva nas empresas ajuda a:

  • Otimizar os processos e metodologias;
  • Evitar desperdício de tempo;
  • Melhorar resultados;
  • Diminuir riscos e prejuízos;
  • Evitar informações desencontradas;
  • Melhorar a produtividade; 
  • Manter um bom relacionamento interpessoal.

Investir em comunicação gera apenas benefícios para a sua empresa e eleva a credibilidade do seu negócio! Agora que você já sabe quais são os principais problemas da comunicação falha nas empresas, não deixe para depois, marque hoje mesmo uma reunião conosco ou acesse nossas redes sociais. Vamos bater um papo e tirar suas ideias do papel?

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