As maiores dificuldades causadas pela comunicação falha em uma empresa

A comunicação é essencial nas organizações e pode influenciar diretamente nos processos e resultados desejados para a sua empresa. Para trabalhar com eficiência, a equipe precisa de uma comunicação clara, objetiva e sem falhas. 

Muitas vezes esse entrosamento não segue o fluxo correto e isso pode ser prejudicial para o seu negócio, causando desde a insatisfação de clientes, fornecedores e funcionários, até prejuízos e não fechamento de contratos importantes.

Comunicação externa e interna

Normalmente a comunicação externa transmite ao público de fora a imagem desejada pela empresa. De que forma? Através de assessoria de imprensa, propaganda, marketing, gestão de redes sociais, relações públicas e campanhas geradas pela empresa com o intuito de difundir a mensagem que a marca deseja passar. 

A comunicação interna é imprescindível para as empresas e tem como objetivo simplificar e organizar as relações de trabalho, além de evitar boatos e desinformação. Esse tipo de tratativa é normalmente realizada de maneira escrita, em forma de e-mails, mensagens, quadro de avisos, entre outros, e verbal, através da interação entre gestores, líderes e demais colaboradores.

Principais falhas na comunicação das empresas e suas consequências:

Apesar de ser comum nas empresas, as falhas na comunicação não podem existir, pois afetam de forma negativa o contexto organizacional. É importante reconhecer e identificar os ruídos para buscar maneiras inteligentes de mudar esse cenário. Aqui estão alguns dos principais problemas nesse sentido:

1. Deixar de dar Feedback:
A falta de feedback por parte dos líderes e gestores pode desmotivar o colaborador, que acaba não vendo seu trabalho ser reconhecido. Outra questão importante é que sem um feedback adequado, como o funcionário irá saber se seu trabalho está sendo bem feito? Ser honesto em relação ao desempenho do colaborador é fundamental para corrigir falhas e gerar motivação. 

2. Falta de clareza e objetividade:
Fornecer informações adequadas, de forma clara e objetiva, economiza o tempo do colaborador e evita a interpretação dúbia por parte dos envolvidos.

3. Falta de comunicação entre os departamentos:
Quando dois ou mais departamentos ou equipes não se falam, pode haver atrasos, perda de prazos e falhas em projetos. Por isso é importante que todos os setores da empresa estejam interligados através de meios de comunicação eficientes, como aplicativos de gestão, por exemplo.

4. Mensagens desnecessárias:
Esse é um problema comum dentro das corporações. O envio de mensagens desnecessárias gera desperdício de tempo e faz com que recados importantes se percam no meio de tantas informações. Uma caixa de e-mails mais funcional, por exemplo, agiliza os processos e evita que comunicados realmente pertinentes sejam deixados de lado.

5. Não conhecer o seu cliente:
Se você não tem seu público alvo bem definido, fica muito difícil acertar na comunicação. Sem conhecer o seu cliente, quais seus gostos, suas expectativas e seus problemas, não tem como fazer uma propaganda eficiente que traga para a empresa os resultados desejados. 

Nesse sentido, podemos afirmar que a comunicação assertiva nas empresas ajuda a:

  • Otimizar os processos e metodologias;
  • Evitar desperdício de tempo;
  • Melhorar resultados;
  • Diminuir riscos e prejuízos;
  • Evitar informações desencontradas;
  • Melhorar a produtividade; 
  • Manter um bom relacionamento interpessoal.

Investir em comunicação gera apenas benefícios para a sua empresa e eleva a credibilidade do seu negócio! Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, não deixe para depois, marque hoje mesmo uma reunião conosco. Vamos bater um papo e tirar suas ideias do papel?

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