Como engajar clientes e leitores novos com um simples e único texto do seu blog!

Uma boa escrita, uma boa copy são chaves essenciais para abrir as portas do engajamento do seu público!

Quantas vezes você já se interessou por um anúncio, produto, etc.. Por conta do texto chamativo?

Por mais que muitas vezes pareça uma linguagem simples e sem muito “enfeite”, muitos dos textos que lemos por aí, direcionados em atrair público ou vender algo, disponibilizam de diversas estratégias e gatilhos.

Você sabe do que eu to falando, aquele texto que cria um desejo de algo, seja de compra, de experimentar algo novo ou até mesmo de fazer uma viagem.

Hoje, vamos te ensinar algumas estratégias que vão te ajudar a criar esse desejo na cabeça de seus possíveis clientes e leitores.

Entãooo, vamos nessa!

#Como isso é feito?

Dê uma olhada nesses passos:

  1. Escreva como você fala.
  2. Use figuras de linguagem.
  3. Tenha sensibilidade e empatia na hora de escrever.
  4. Priorize seu público-alvo.

#Escreva como você fala

Escrever como você fala pode ajudar muito quando se trata de conexão com o seu público, quebrar a artificialidade da propaganda, não vender apenas seu produto, mas também a sua ideia.

Vender um sentimento é mais facil do que vender um produto.
Falaremos mais disso no terceiro tópico.

É muito mais envolvente se você utiliza a comunicação direta, como se você tivesse encontrado um amigo na rua e quisesse convencê-lo de que seu produto é bom.

Algumas gírias também são válidas, mas tenha em mente que certas regiões podem não entender. Não exagere e também não torne seu texto uma completa conversa de adolescentes.


É importante conversar com seu público, escreva seu texto pensando como seria se uma pessoa estivesse lendo ele ao mesmo tempo que você está escrevendo.

Insira também um pouco da sua personalidade no texto, para não parecer que o texto foi escrito por uma máquina!

Pense em como você pode explicar um tópico para seu amigo:

⦁ Que palavras e frases você usaria?
⦁ Como você posicionaria sua opinião?
⦁ Em que boatos ou exemplos você se apoiaria para transmitir seu ponto de vista?

Veja estes exemplos:

“Leia aqui as 5 melhores dicas para Marketing Digital atualmente!”

Agora, inserindo um pouco de personalidade e as dicas que te dei:

“Você CAIU de paraquedas no mundo do Marketing Digital ou já tem uma bom estudo sobre? Independente do que seja, essas 5 dicas sobre Marketing Digital vão te ajudar muito, clica aqui e leia agora [ATUALIDADE]”

Viu só? É muito mais chamativo, prende a atenção e faz com que mais pessoas cliquem em seu texto.

#Use figuras de linguagem

Vamos a uma pequena aulinha de português e relembrar algumas figuras de linguagem que podem ser muito bem utilizadas em textos e copys.

-Metáfora: Comparações sem a utilização do termo comparativo “como”.


-Comparação: Comparações.


-Hipérbole: Exagero de uma ideia.


-Onomoatopeia: Imitação de sons.


Use essas ferramentas com sabedoria, pois são armas nas mãos de bons escritores!

Elas tem muita serventia no quesito criar uma comunicação mais divertida e ao mesmo tempo interessante.

Figuras de linguagem engajam bastante e fazem com que o leitor também queira se aprofundar ainda mais na leitura.

Vejamos agora alguns exemplos da utilização dessas figuras!

-Metáfora:
“Nossos produtos vieram nas asas dos anjos que desceram dos céus, por isso são especiais e exclusivos para você”


-Comparação:
“Os serviços da nossa empresa são como seu melhor amigo, não te deixa na mão!”


-Hipérbole:
“Confira agora o MEGA DESCONTÃO! O Gerente está maluco, quase doando o estoque, tudo a preço de banana.”


-Onomatopeia:
“Psiu, ei você! Já ouviu o “BUM” que nossos produtos fazem…”

#Sensibilidade

A conexão é sem duvídas um ponto chave aqui.

Entender o seu público-alvo (inserir link) é o que mais importa, entender a situação, o direcionamento.

O que você está vendendo e para quem? Sua abordagem está correta para este tipo de público? Seu publico quer ver sua cara em um vídeo ou ele prefere ler um texto sobre o que você fala?

Além disso, a conexão está relacionada ao sentimento que você precisa passar para seu cliente, e, é de extrema importância que seja sincero.

Um bom escritor transmite o seu sentimento atráves do texto, e o leitor quando lê, o interpreta da forma que o escritor queria.

Parece um pouco complexo então, em resumo: Seja sincero, tenha empatia para com o seu cliente.

Pode parecer fácil vender água no deserto, mas será que um indíviduo sem empatia, sensiblidade teria a mesma facilidade de um indíviduo com esses atributos?

Entenda o seu público o suficiente para escrever algo que pareça com ele.

Seu leitor não quer ler algo que ele não se interessa ou que nem mesmo faz parte da vida dele.


O desejo é algo importante, criar desejo por meio de palavras;
Caso você não conheça seu público, não saberá como se conectar com ele e, naturalmente, conquistar novos leitores.

Considere estas questões ao pesquisar seu público :
⦁ Quais são os seus problemas?
⦁ O que os faz funcionar?
⦁ Qual é a melhor maneira de se comunicar com eles?
⦁ Que tipo de solução você deve oferecer?

Conhecer seu público significa saber como atendê-lo, e essa é a base do conteúdo de alta qualidade.

Priorize seu Público-Alvo

Quando você define seu público, fica mais fácil vender.

Entender o que um grupo seleto de pessoas quer, é muito mais fácil do que “pescar” pessoas aleatórias e rezar para dar certo.

Entenda as suas chances, coloque a isca certa para o peixe certo.
Ao injetar detalhes e sua personalidade em sua escrita, você pode abrir a porta para se conectar com seus leitores e incentivá-los a ficarem com você.

Mas, embora sua voz ao escrever seja importante, certifique-se de que seus leitores ainda consigam se encontrar em suas palavras.

Com o passar do tempo isso se torna cada vez mais fácil, pois você ganha experiência de público e já entende o que certo tipo de pessoas quer e qual o caminho para conseguir a confiança deles.

Então, mão na massa e partiu aplicar essas dicas que eu te dei!

Em caso de dúvida ou sugestão, deixe um comentário aqui embaixo, será um prazer respondê-los.

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