A verdade que poucos sabem é que sempre em um momento de crise, o jogo vira para o seguinte sistema: Oportunidade vs Risco, muitos empreendedores consideram crises como um momento extremamente oportuno para entrar no jogo das vendas. Então o primeiro passo é: NÃO entre em pânico, tudo pode ser resolvido em algumas dicas que te darei ao decorrer desse texto, continua lendo e eu garanto que você vai mudar seu pensamento sobre como encontrar uma estratégia em meio à uma crise!

primeira coisa que passa na cabeça de um micro-empreendedor nos momentos de crise é vender tudo antes que todo seu dinheiro se vá, mas calma, essa não é uma solução aplicável para a maioria dos casos. Em um momento de crise o melhor a se fazer é refletir, avaliar os pontos fracos e descobrir aonde está “pesando” mais na sua empresa, comece a avaliar os respectivos danos e dificuldades da empresa. Por que seu negócio não está indo bem? O cliente entra mas não compra? Ou ele nem consegue chegar até a sua empresa? Bom, esse é o primeiro passo para você determinar aonde está a raiz da falta de faturamento.

1. Se ninguém está comprando porque falta dinheiro, pense em promoção para que o consumidor ache mais interessante. Se o cliente não chega, faça uma estratégia de comunicação para as pessoas se lembrarem de você.

2. Agregue valor ao seu cliente, faça com que a experiência que ele teve com sua empresa seja única, você precisa criar um ambiente favorável ao seu cliente. Particularmente eu já cometi muito esse erro. Pense em um exemplo, você está na praia, vendendo um chinelo de uma marca qualquer, só que ao seu lado há mais 15 vendedores de chinelo, que provavelmente já passaram por todas as pessoas em um raio de 3km, você tem certeza que sua estratégia de venda vai ser chegar e falar: “Olá tudo bem? Estou vendendo esses chinelos por um preço bem bacana, eles são bem confortáveis etc…” Seu cliente não quer ouvir isso, todos os vendedores que passaram por ali disseram a mesma coisa. Seja INOVADOR e transforme a venda em uma experiência, onde o cliente nunca mais vá esquecer dela.

3Em tempos onde sua empresa não vai muito bem, o essencial também é saber aonde cortar e aonde investir, pense no que o mercado pede, o que seu cliente precisa? Esse é o momento crucial, onde reavaliar implica uma reorganização de custos, faça uma analise completa de onde seu dinheiro está sendo aplicado.

4. No meio digital cada vez mais cresce a consciência de que ser mentorado por alguém é uma atitude muito inteligente. Tendo um mentor, você pode evitar perder tempo, dinheiro e ter um apoio mais seguro para seguir adiante. Busque uma pessoa que te dê suporte e encorajamento, aprimore o seu desempenho e alcance seus objetivos. Posso te explicar como fazer isso aqui!

5. Mantenha sempre uma mentalidade positiva: A chave para o sucesso com certeza é sempre se manter focado, acordar toda manhã com garra e determinação para tirar sua empresa da crise e reergue-la novamente. “Se no final tudo der errado, é porque ainda não é o final” Fernando Sabino

Autor

pag1