As perspectivas para os investimentos em agências de comunicação corporativa são positivas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) revelou que 38% das empresas pretendem aumentar os recursos destinados a essas parcerias até 2025. O levantamento faz parte da edição 2024 do Radar Abracom.
Conduzido pela Somar Marketing e Pesquisa, o estudo ouviu 124 profissionais de diversos setores que utilizam os serviços de agências de comunicação. O levantamento apontou que as principais áreas de foco para investimentos são assessoria de imprensa (56%), criação de conteúdo multiplataforma (51%), organização de eventos (40%), compra de mídia e branded content (32%) e comunicação interna (31%).
Os participantes também identificaram desafios significativos no setor. O mais citado foi a dificuldade em usar dados para selecionar os canais de comunicação mais eficientes para suas marcas (62%). Outro obstáculo relevante é ajustar os investimentos disponíveis às limitações de orçamento (51%).
Em relação à pesquisa de 2022, foi constatado que a satisfação geral com as agências aumentou de 70% para 75%. Além disso, 94% dos entrevistados reconhecem que as agências contribuem diretamente para o fortalecimento dos negócios, um crescimento de 9%. No entanto, o índice de clientes que se declararam muito satisfeitos caiu de 24% para 14%, sendo as principais críticas direcionadas à falta de inovação e à desconexão com as estratégias corporativas.
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