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448 Smiley Gifs - Gif Abyss

O amplo acesso à internet e o uso do marketing digital tem revolucionado a maneira das empresas se comunicarem com as pessoas.

Além de encurtar as distancias, a tecnologia também contribuiu para a criação de uma nova linguagem.

 Essa linguagem envolveu um aspecto que humanizou as palavras, os emojis e gifs.

As figurinhas e animações se tornaram populares nos últimos anos por ajudarem a expressar emoções nas comunicações das redes sociais e em e-mails.

Além de serem engraçadas e atrativas.

Emojis e Gifs

Best Wink Emojis GIFs | Gfycat

Portanto, as empresas estão investindo cada vez mais neles como uma forma de melhorar a comunicação com seu público, engajamento e a experiência do cliente.

No entanto, seu uso necessita de estratégias e precisa ser bem planejado para o resultado não ser o contrário do esperado.

Por isso, neste artigo, mostraremos as melhores maneiras de utilizar emojis e gifs para aumentar o engajamento do seu negócio.

Se você tem alguma dúvida, escreva aqui embaixo. Será um prazer lhe responder! 🙂

Um pouco da história dos emojis e gifs

História, estudo das ações do homem no tempo e espaço - Brasil Escola

Os emojis foram criados por Shigetaka Kurita, no Japão, na década de 90.

O termo surgiu a partir da junção de duas expressões japonesas: “e” (imagem) e “moji” (personagem).

São considerados pictogramas, ou seja, imagens que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.

Emojis e gifs quando e por que utilizá-los?

A partir de 2010, os emojis se popularizaram quando a Apple passou a utilizá-los em seus produtos, seguida da Microsoft e do Google.

Por sua vez, tornou-se praticamente impossível interagir online sem ver (ou utilizar) esses símbolos divertidos.

Já os gifs (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) foram criados em 1987

Pela empresa CompuServe com o objetivo de armazenar diversas imagens em um formato compacto e exibi-las com qualidade.

Há a discussão de que Gifs não são imagens, por apresentarem movimento, o que se adequaria como vídeo.

Porém, isso é tópico para outro artigo.  😛

Apesar do propósito inicial ser sério, os gifs se popularizaram a partir de 2007 com a ascensão dos dispositivos móveis como uma forma de tornar as conversas mais dinâmicas, leves e, principalmente, divertidas.

Desde então, se tornaram fortemente presentes em nosso cotidiano, sejam nas redes sociais, em e-mails, blogs, textos etc…

Quais são as vantagens de usar emojis e gifs na comunicação?

4 ways to navigate different communication styles at work

Existem diversos motivos para as empresas usarem emojis e gifs.

Os mais importantes são humanizar a marca, tornar a comunicação mais leve e melhorar engajamento.

Mas, existem outras, não tão óbvias e que também devem ser consideradas:

  • Mensagem mais enxuta: conhece aquela expressão “menos é mais”? Pois é, isso se aplica perfeitamente ao modo como os emojis e gifs funcionam
  • Ancorar emoções à sua marca: por serem facilmente identificáveis, os emojis e os gifs são ótimos para transmitirem as emoções que as empresas desejam ver associadas à sua mensagem e à sua marca;
  • Atrair novos públicos para os seus conteúdos: se a sua empresa deseja alcançar públicos mais jovens, antenados com as novas tecnologias, usar emojis e gifs é praticamente obrigatório.
  • As pessoas que nasceram a partir dos anos 90 cresceram expostas a eles e se comunicam diariamente através destes símbolos;
  • Contar histórias: sua empresa pode usar o poder dos emojis e dos gifs para melhorar o engajamento usando histórias sobre seus produtos e serviços. Um ótimo exemplo disso, foi feito pela Disney e a Lucas Films na época do lançamento do filme Star Wars em 2015. Os usuários podiam escrever hashtags nos seus tweets que se transformavam automaticamente em emojis dos personagens do filme;

Como usar Emojis e Gifs para melhorar o engajamento?

O que é Engajamento e como aumentar o seu nas Redes Sociais

Como falamos anteriormente, o uso de emojis e gifs para melhorar o engajamento deve ser planejado.

Existem milhares de figurinhas representando objetos, cidades, pessoas e até mesmo verbos, possibilitando que os textos e conversas criem fortes laços de empatia com seu público alvo.

Por outro lado, se não forem bem utilizados podem gerar aversão à sua marca, fazendo com que potenciais clientes se distanciem da sua empresa.

Vamos ver as melhores estratégias de uso para o seu negócio.

1 – Saiba com quem está falando

O primeiro passo para saber como usar emojis e gifs para melhorar engajamento é conhecer muito bem o seu público-alvo ou a sua persona.

Assim, você garante que a linguagem será entendida, descobre quais figuras eles usam e quais estão relacionados à sua marca, se o significado está claro e se ajudam a transmitir a mensagem desejada, tanto nas redes sociais quanto por e-mail.

Por exemplo, se o seu público é mais conservador e não tem o hábito de usar os símbolos, talvez não seja uma boa ideia inseri-los na sua comunicação.

Comece fazendo alguns testes, peça feedbacks e verifique se os consumidores são receptivos.

2 – Pesquise os significados

Para extrair todos os benefícios dessa nova linguagem

Invista um tempo para conhecer todas as figurinhas e encontrar as que mais combinam com o seu negócio e com a mensagem que você quer transmitir para seus seguidores.

Além disso, mesmo sendo divertidos, evite utilizar muitos ao mesmo tempo, pois podem dificultar a compreensão da mensagem.

Uma boa estratégia para não “errar a mão” é considerar os emojis e gifs como parte do vocabulário, sendo necessário adequá-los à linguagem da sua marca para soarem naturais.

Imagine que sua empresa é uma pessoa e está conversando com um amigo (persona).

Com que frequência ela usaria emojis e gifs e quais seriam os mais utilizados?

3 – Mantenha-se atualizado

Os emojis e gifs mudam com o tempo, assim como as preferências de uso pelos seus seguidores.

Por isso, é fundamental que sua empresa esteja sempre atenta às novidades para não utilizar símbolos considerados ultrapassados.

Estude e busque as tendências junto ao seu público para manter sua comunicação sempre relevante e atualizada.

4 – Saiba quando usar

Para que os emojis e gifs possam melhorar o engajamento dos seus seguidores, é preciso tomar cuidado para não exagerar no uso, robotizando a comunicação, ou usar em momentos inadequados, irritando o leitor.

Eles devem ser usados sempre como um complemento à sua mensagem, quando o tema for mais leve e a situação favorável à sua marca.

Lembre-se disso!

Ao tratar de assuntos graves, evite usar os símbolos, pois pode parecer que você está tentando simplificar a situação, não levando a sério o problema que a pessoa está vivendo.

Outra situação onde seu uso deve ser evitado é no atendimento a um cliente insatisfeito ou irritado.

 Novamente, ele pode pensar que você não está levando a reclamação a sério e piorar ainda mais a situação.

No entanto, isso não significa que você não possa usá-los quando o problema já estiver resolvido.

Neste caso, você pode mandar, por exemplo, um sorriso.

Quando usar emojis e gifs na sua estratégia de conteúdo

Aproveitando o tópico anterior, vamos dar alguns exemplos das maneiras que os emojis e gifs podem ser usados no seu marketing de conteúdo não só para melhorar o engajamento como também para criar oportunidades de negócios.

Divulgação de novos produtos ou serviços

Algumas marcas têm utilizado emojis e GIFs animados no lançamento e divulgação de novos produtos e serviços.

Dependendo do segmento, o interesse das pessoas pode ser potencializado com essa estratégia.

Você pode, por exemplo, criar um gif animado mostrando uma pessoa usando o novo produto, para que o público tenha uma visão mais clara da usabilidade e benefícios de adquirir aquele item.

Aumentar o alcance orgânico nas redes sociais

Se você utiliza as redes sociais para se relacionar com seu público, já deve ter percebido que o alcance orgânico despencou de uns tempos pra cá.

Significa que está cada vez mais difícil chamar a atenção do público no feed do Instagram ou na timeline do Facebook, por exemplo.

Mas, é justamente, nestes contextos que os emojis e gifs animados podem ajudar.

Um dos critérios que as plataformas utilizam para viralizar conteúdos é a quantidade de interações dos usuários com as postagens.

Por isso, quando usados em conjunto com um conteúdo bem estruturado, emojis e gifs animados têm a capacidade de captar a atenção das pessoas, tornando-se verdadeiros ímãs para comentários, curtidas e compartilhamentos.

Aumentando o alcance orgânico, você consegue melhorar engajamento com seu conteúdo.

Pronto para melhorar o engajamento da sua empresa?

A ampla utilização de emojis e gifs animados já se tornou parte da nossa comunicação no dia a dia.

Nada mais natural que a sua empresa utilize esse novo hábito do consumidor para se aproximar mais, estreitando o relacionamento com potenciais clientes.

Neste artigo, mostramos as melhores estratégias e todas as vantagens que a sua empresa pode obter ao colocá-las em prática.

A conclusão é que os emojis e gifs são ótimas ferramentas para se destacar na mente e no coração do seu público alvo, criando novas oportunidades de negócios com as pessoas.

Aproveite e não fique atrás da sua concorrência que já deve estar usando os símbolos para se comunicar melhor.  

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