O engajamento é uma das métricas mais importantes quando se fala em resultados nas redes sociais. Isso porque ele mede a quantidade de pessoas que não só gostaram mas também interagiram com o seu conteúdo.
Esse dado aponta o quanto os usuários interagem com a marca online, promovendo o seu negócio de forma voluntária. Para saber se as estratégias usadas são eficientes esse é um dado essencial.
Ele também é um indicativo do nível de satisfação do consumidor com o seu negócio além da autoridade e credibilidade que a sua empresa conquistou dentro do seu segmento de atuação.
Ou seja, quando falamos de engajamento, estamos apontando a relevância digital de uma marca.
Leia também: O que é marketing de influência e como aplicá-lo em seu negócio?
Como funciona o engajamento?
O engajamento mede basicamente todas as vezes que alguém interage com o seu conteúdo nas redes sociais, ou seja, curte, compartilha nos stories, envia para um amigo, salva ou comenta. Ele pode mostrar quem são os seus maiores apoiadores, e quais posts geraram as melhores reações.
No Instagram, por exemplo, ele mede como seu público está interagindo com seu conteúdo. Isso pode envolver:
- Comentários;
- Curtidas;
- DMs;
- Hashtags;
- Cliques;
- Compartilhamento;
- Seguidores e crescimento da página;
- Menções (marcadas ou não marcadas).
Por que é tão importante?
O que torna essa métrica tão importante é que o engajamento é um dos fatores de classificação utilizados pelo algoritmo do Instagram.
Quando você abre o seu feed é bombardeado com postagens que a plataforma acha que você tem maior chance de interação. Dessa forma, publicações relacionadas a contas e tópicos com os quais você se engaja regularmente têm maior probabilidade de aparecer na sua timeline.
O acompanhamento do engajamento no Instagram é uma forma de analisar o que funciona, conectar-se com o seu público-alvo e entregar conteúdo que realmente tenham significado e o ajudem diariamente.
Além disso, ter um bom engajamento com o seu público facilita a expansão do seu perfil, a chegada de novos seguidores e aumenta a confiança na sua marca, tornando-a uma referência na rede social.
Como aumentar o seu engajamento?
Antes de tudo, o aumento do seu engajamento na internet depende de um ponto muito importante: constância. Ou seja, você precisa ter uma presença online e manter isso por um tempo, analisando o que funciona e o que não funciona.
Além disso, seguir essas dicas vai te ajudar a melhorar a taxa de engajamento da sua marca. Mas lembre-se, no começo os resultados podem não ser tão animadores. Não desista, você está competindo pela atenção com vários outros conteúdos, por isso, focar nas dicas a seguir pode te ajudar a se destacar:
- Publique conteúdo de qualidade para o seu público;
- Crie uma boa identidade visual para o perfil;
- Interaja com seus seguidores;
- Aproveite os recursos dos stories;
- Use hashtags que façam sentido para o seu negócio;
- Reposte menções de outros perfis;
- Invista no Reels;
- Tenha CTAs (Chamadas para ação) nas postagens.
E claro, publicar com estratégia é essencial para aumentar o seu engajamento. Quer saber como melhorar essa métrica no seu instagram na prática? Conte conosco. Agende uma conversa ainda hoje e conheça como podemos ajudar a sua empresa a decolar na internet!