Facebook Shops, como as marcas podem utilizá-lo?

Com as circunstâncias atuais em que o mundo está passando, as compras online e as experiências se tornaram algo extremamente importante rotineiro.

Portanto, diversas estratégias online estão sendo desenvolvidas por empresas. Porém, elas podem descobrir que não é tão fácil criar uma boa plataforma de vendas quanto dizem…

No entanto, com o avanço tecnológico e a criação de sites com a plataforma praticamente pronta, ficou bem mais fácil vender online.

Felizmente, grandes empresas da tecnologia – como o Facebook – estão ativamente lançando ferramentas que visam ajudar marcas menores a converter seguidores de mídia social em clientes.

Uma das mais novas ferramentas de comércio eletrônico é o Facebook Shops.

O Shops permite que as empresas criem facilmente uma “experiência de compra móvel para seu público”. Mas como é exatamente essa experiência?

Neste post, iremos mostrar o que são as lojas do Facebook e como você pode utilizá-las.

Então aperte o cinto e vamos embarcar nessa jornada de conhecimento digital! 😀

O que é Facebook Shops?

O Facebook Shops é um novo recurso do Facebook que oferece aos usuários a possibilidade de criar lojas virtuais através de suas próprias contas pessoais e comerciais.

De acordo com o próprio Facebook, montar uma loja é simples e pode ser feito em um desktop.

Depois de uma loja ser criada, os seguidores da página de negócios do Facebook (ou Instagram) em plataformas de desktop ou móveis, podem visitar a mesma loja e fazer compras nos aplicativos em que estão.

Além de vincular a páginas de negócios no Instagram e no Facebook, as lojas também podem ser integradas ao Messenger de uma conta do Facebook Business ou a uma conta do WhatsApp Business, para que o público possa fazer compras em todas as principais plataformas do Facebook.

Viu só? É um apoio gigantesco para quem precisa de uma plataforma de vendas segura, confiável e dinâmica.

#Como funciona o Facebook Shops?

Os produtos são publicados em seções personalizadas com todas as informações importantes para o possível comprador, como por exemplo: tamanho, cor, preço etc..

Com a integração do WhatsApp e do Messenger, o fluxo de atendimento e rastreio das entregas é automatizado entre os aplicativos, permitindo uma comunicação mais efetiva para com os clientes.

Além disso, o processo de pagamento é integrado, oferecendo uma experiência de compra mais ágil e positiva para o cliente. Afinal, é necessária uma boa experiência para que sua loja dê certo através dessa plataforma.

O objetivo, segundo Mark Zuckerberg, é facilitar o processo de migração dos negócios do offline para o online.

Devido à crise que atingiu o mundo todo no começo de 2020, muitas empresas tiveram suas operações paralisadas ou prejudicadas de alguma forma.

Assim, o e-commerce tornou-se a principal alternativa para manter o mercado funcionando.

#Como usar as lojas do Facebook

  1. Certifique-se de que atendeu a todos os requisitos das Lojas do Facebook.
    A criação de uma loja do Facebook Shops é gratuita para todas as empresas, porém, as Lojas do Facebook têm alguns requisitos. São eles:
    Ter uma página comercial no Facebook e/ou uma conta comercial no Instagram para a qual você tenha privilégios de administrador de gerente de negócios. Embora você precise administrar uma página comercial do Instagram ou do Facebook, pode ter uma ou outra e ainda criar uma loja do Facebook.
    Isso significa: você não precisa necessariamente de uma conta do Facebook Business para aproveitar as vantagens desta ferramenta.
  2. Vá para o Facebook Commerce Manager para acessar as lojas do Facebook
    Para começar a configurar sua Loja do Facebook, vá para Facebook Commerce Manager e clique no grande botão “Começar” no topo da página. A partir daí, você receberá algumas perguntas relacionadas às configurações.
    Neste ponto do processo, você pode vincular um site de comércio eletrônico ou API que você já configurou e direcionar os clientes para comprar seus itens ou fazer com que comprem itens diretamente pelo Facebook, Instagram ou mensagens diretas.
  3. Adicione informações comerciais.
    Nesta etapa da criação da loja, o Facebook fará algumas perguntas sobre sua empresa, como a categoria a qual ela pertence, sua localização e suas informações de contato preferidas.
    Durante esta etapa, você também poderá incluir uma descrição geral da empresa.
  4. Adicione seus produtos e informações de envio.
    Conforme você continua a seguir as instruções simples fornecidas pelas Lojas do Facebook, será solicitado adicionar produtos um por um, por meio de um formulário de lista de produtos simples ou em massa com um upload de lista de planilha.
    Depois de adicionar produtos, você poderá adicionar ou atualizar descrições, imagens ou outras informações importantes dos produtos. Você também pode inserir informações de envio.
    Embora as lojas do Facebook solicitem que você adicione produtos antes de lançar sua loja, você ainda pode adicionar, remover ou editar listas de produtos mais tarde.
  5. Adicione informações bancárias e fiscais.
    Se você não tem uma loja de comércio eletrônico e deseja fazer todas as suas vendas através do Facebook ou Instagram, será solicitado que você forneça informações sobre a conta bancária para onde irá sua receita de compra.
    Você também terá que fornecer as informações fiscais de sua empresa e concordar com as políticas das Lojas do Facebook antes de abrir sua loja.
    Mas pode ficar tranquilo, tudo é muito seguro e possui suporte imediato.
  6. Personalize sua loja.
    Depois que todas as informações logísticas forem preenchidas, você pode executar o passo divertido e criativo de projetar sua loja móvel.
    As lojas do Facebook permitem que você faça ajustes básicos no layout e estilo de sua loja.
    Ao fazer edições, como ajustar estilos de texto ou cores de botões, você os verá em uma tela de visualização móvel à direita.
    Aqui está uma página de personalização de lojas. Como você pode ver, é simples e fácil de entender, mesmo para profissionais de marketing com menos experiência em design.
  7. Edite os produtos ou agrupe-os em “Coleções”.
    As lojas do Facebook permitem que você edite ou remova listas de produtos, mesmo após o lançamento de sua miniloja.
    Além disso, se você tiver produtos que foram lançados juntos ou com um tema semelhante, como uma linha de roupas de verão, pode agrupar os produtos como “Coleções” nas Lojas do Facebook.
    Para adicionar uma “Coleção”, basta clicar em “Layout” na página de personalização de lojas e, em seguida, clicar em “Adicionar coleção” na barra lateral Coleções em destaque.
    Depois de criar uma coleção, você pode adicionar produtos a ela a partir de sua página de coleção ou editando a lista do produto.
  8. Lance e promova sua loja.
    Quando você sentir que sua loja está pronta para funcionar, publique-a.
    Quando você fizer isso, certifique-se de compartilhar sobre isso no Facebook, Instagram ou outras plataformas de mídia social para garantir que você ganhe visitantes iniciais.

Pronto, sua loja está lançada! Você já conhece as principais estratégias, o que falta agora? Atrair mais clientes e começar a vender!

Um Feliz Natal e Ano Novo para você!

Boas Festas!

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