Como deixar qualquer produto ou serviço irresistível para seu cliente? Quem nunca prometeu que não ia mais gastar dinheiro sem planejamento e se rendeu a uma promoção, liquidação ou um cupom na sua loja favorita, atire a primeira pedra!
Que amamos um ‘’recebido pago’’ não é novidade para ninguém, mas porque cedemos tão facilmente ao cupom da nossa loja favorita? A resposta para essa pergunta é muito simples: gatilhos mentais de venda.
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O que são?
Os gatilhos mentais de venda são estímulos subconscientes que podem influenciar suas decisões a partir das sensações que eles despertam em sua mente.
Aqui estão os principais gatilhos mentais de venda para conquistar qualquer cliente:
Escassez; urgência; aversão à perda; exclusividade; novidade; autoridade; prova social; benefício.
Essas estratégias são excelentes para conquistar o cliente e convencê-lo de forma sutil que sua entrega certamente é o que ele precisa.
Como utilizar?
Para entender melhor como incorporar os gatilhos mentais, separamos aqui os argumentos mais comuns utilizados nas categorias
Escassez
Remete ao fim de algo, então podemos usar argumentos como: “últimas unidades”, “apenas um em estoque”.
Urgência
Geralmente está relacionado a prazo: “apenas 4 horas restantes”, “último dia para aproveitar”.
Aversão à perda: está relacionado a evitar a perda como consequência de uma decisão errada ou mal pensada. É uma ótima opção para venda de serviços.
Exclusividade: anda lado a lado com o pertencimento. A sensação de ser único, personalizado, ou ter algo que ninguém mais tem.
Novidade: a expectativa de que algo será melhorado. O anúncio de algo novo costuma movimentar o público, gera interesse e impacta as pessoas por estimular a curiosidade e a expectativa nesse “algo” que está por vir.
Autoridade: validar a informação com base em nomes de especialistas no assunto. Por exemplo: uma marca de artigos esportivos faz propagandas de seus produtos com atletas.
Prova Social: o gatilho mental que usa a opinião de quem já obteve aquele produto ou contratou aquele serviço de determinada empresa. Exemplos dessa estratégia são os depoimentos, comentários, “cases de sucesso”, são alguns exemplos.
Benefício: este é bem simples, está diretamente relacionado ao cliente obter algum benefício com o produto ou serviço adquirido por ele. A Página 1 Digital, por exemplo, entrega os melhores resultados para seus clientes! Duvida? Então entre em contato conosco.
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