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Google Trends, o que é e para que serve? [2020]

O uso do Google Trends tem se popularizado bastante nas redes. Enquanto uns usam de forma totalmente corporativa, outros utilizam de maneira informal, como mostra a imagem abaixo:


Se você ainda não conhece o Google Trends, não tem problema, nesse artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta!
Caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários, será um prazer respondê-lo.

Tenha uma boa leitura! 😀

O QUE É?

De acordo com o próprio Google: “Google Trends é uma ferramenta que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas.”.


Ou seja, é uma métrica dos interesses (assuntos pesquisados) ao longo do tempo.


Como mostrado na imagem anteriormente, é possível notar que em épocas de eleição, por exemplo, as pessoas tendem a pesquisar certas informações, cujo volume de pesquisa em outras épocas do ano é muito menor (ou praticamente nulo).

Já outras pesquisas tem um volume muito maior de busca, por serem termos pesquisados diariamente.


Veja abaixo quais foram os temos mais pesquisados no Google em 2019:

PARA QUE SERVE?

Você pode estar se perguntando: “mas para que eu quero saber o que as pessoas andam pesquisando no Google? O que isso muda na vida de um Marketeiro?”


A resposta é: TUDO!


Imagine que você faz serviços de Marketing Digital e ainda não estabeleceu uma região onde quer divulgar seus serviços. Então, decide fazer um patrocinado para todo o país.


Será que vale a pena? O Google Trends pode te ajudar:

Vemos na imagem abaixo acima o volume de buscas por região do termo “Marketing Digital”, onde o enfoque maior é no estado do Mato Grosso.
Agora pensamos: vale a pena patrocinar um anúncio pago sobre serviços de marketing digital para o Brasil inteiro?


SIM! Pois veja, o volume de buscas por região é gigantesco em todo o país.
Porém, é mais benéfico e provavelmente teremos mais resultados se focássemos o patrocinado na região que há mais volume de buscas, como no Mato Grosso.


(Esse foi apenas um exemplo figurativo, pois o termo “Marketing Digital” é muito abrangente e não consegue nos dar um parâmetro se as pessoas pesquisam sobre “Serviços de Marketing Digital”.)


São esses tipos de métricas e comparações que podemos fazer. Além de que podemos medir o volume de pesquisa entre dois assuntos, como por exemplo, Messi e Cristiano Ronaldo.

O PROBLEMA

Primeiramente, a própria métrica. O Google Trends representa um índice que vai de 0 a 100, onde 0 é uma busca inexistente e 100 é o seu pico máximo em determinado período.


Ou seja, o Trends é uma métrica de indicadores relativos e não absolutos, enquanto o volume de busca é mais próximo de algo absoluto.
Desse modo, o Trends será preferível para análises rápidas, enquanto o volume de pesquisa costuma ter maior precisão e, portanto melhor base estatística.


O Trends quando comparado com ferramentas como a SemRush ou Ubersuggest é muito inferior, até por que esse não é o intuito do Trends. Mas pode ser uma boa ferramenta para quem não quer gastar.

Se você gostou do artigo, comente e deixe sua opinião abaixo, compartilhe para que mais pessoas possam ler e sair da mesmice.


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Página 1 Digital