O Marketing geolocalizado já é uma realidade e poucas pessoas o conhecem.
Cerca de 78% das pessoas que fazem uma busca por um produto ou serviço próximo delas visitam uma empresa no mesmo dia? Esses dados são de uma pesquisa da Stone Temple e nos falam que, se seu negócio não aparece nas buscas locais, você está perdendo boas oportunidades de venda.
O marketing geolocalizado vem como uma estratégia poderosa para ajudar a resolver esse problema, conectando sua marca aos consumidores certos, no momento certo e no lugar certo.
Por que o marketing local é tão poderoso?
Imagine este cenário: uma família deseja jantar fora no final de semana. Antes mesmo de sair de casa, eles abrem o Google Maps e buscam “restaurantes perto de mim”. Nesse instante, estar bem posicionado pode significar a diferença entre uma mesa cheia ou vazia.
Essa é a realidade do consumidor atual: ele quer conveniência, agilidade e proximidade.
Em outras palavras, uma marca para ser bem recomendada precisa ter presença digital. Mas além disso, precisa ser estratégica. O Google Meu Negócio é a primeira etapa para você começar a ranquear no mecanismo de busca.
Como fazer minha empresa aparecer no Google?
O Google Meu Negócio funciona como um cartão de visitas digital.Ter um perfil completo, ativo e otimizado nele pode trazer sua marca para o topo. A prática envolve a inserção de algumas informações importantes que os potenciais clientes podem se interessar, tais como:
- Fotos profissionais do local e dos produtos/serviços;
- Publicações regulares com promoções e novidades;
- Respostas rápidas e personalizadas nos comentários;
- Informações atualizadas (endereço, telefone, horários).
Um erro comum de muitos negócios é criar o perfil e depois o abandona, o que pode prejudicar a visibilidade. O algoritmo do Google favorece empresas ativas, então uma dica é: publique novidades pelo menos uma vez por semana.
Anúncios que falam a língua da região
Em Ponta Grossa, o comércio local é valorizado pelas relações próximas e pela confiança. Com as empresas regionais, a segmentação geográfica é uma grande aliada em campanhas de mídia paga.
Na Página1, utilizamos estratégias específicas para o público local. Alguns exemplos são:
- Raio de alcance personalizado: 1 a 5km dependendo do tipo de negócio;
- Palavras-chave com termos regionais: “Melhor hambúrguer em Ponta Grossa”;
- CTAs específicos: “Venha nos visitar na Rua XV de Novembro”;
- Adaptação para dispositivos móveis: 80% das buscas locais são feitas por celular.
O poder do conteúdo autêntico
O verdadeiro sucesso do marketing geolocalizado não se mede apenas em métricas, mas na construção de relacionamentos duradouros. A criação de conteúdo, portanto, se torna uma prática indispensável.
Além da atualização do Google, o marketing geolocalizado deve ter o apoio de um planejamento de calendário de postagens em diferentes plataformas, como Instagram, Facebook, Tiktok e YouTube, e campanhas de tráfego pago para gerar conversão.
Um site também é uma ótima ferramenta para criar conteúdos relevantes, que mostrem sua expertise e posicionamento para os clientes, com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para ranquear melhor.
Página1: empresa de marketing em Ponta Grossa
Na Página1, desenvolvemos toda a estratégia digital para sua marca se posicionar no mercado e sair na frente da concorrência. Desde o planejamento de conteúdos orgânicos até campanhas de tráfego, garantimos que sua empresa tenha o resultado que merece.
Quer colocar seu negócio no mapa e ser encontrado por quem realmente importa?
Então, fale com a gente! Vamos criar uma estratégia personalizada para sua empresa aparecer, atrair e vender mais em Ponta Grossa.