Marketing multinível na construção de relevância de marca

marketing multinível

O marketing multinível tem se consolidado como uma alternativa eficaz para empresas de varejo que desejam fortalecer sua relevância de marca. Essa tendência ganhou força após transformações significativas no mercado de marketing.

Vivemos na era da constante produção de conteúdo e publicidade, em que diferentes estratégias são aplicadas para atingir públicos variados em distintos estágios do processo de compra. Para concorrer com esse mercado e até mesmo entender como se inserir nele é importante conquistar espaço na mente dos consumidores… Mesmo antes da compra.

Segundo um estudo da We Are Social e Meltwater, aproximadamente 402,74 milhões de terabytes de dados são criados todos os dias. Dados captados em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos países com maior número de pessoas conectadas.

Tantas informações circulando e tanto acesso, ficamos mais próximos das marcas que conhecemos e que investem em diferentes formatos de marketing. Dessa forma, os consumidores passaram a ter comportamentos mais conscientes, não apenas relacionados à sustentabilidade, mas também à reputação das empresas. A consequência foi uma dissociação do que é a marca e do que é produto ou serviço: agora um fator influencia em outro.

As redes sociais, por sua vez, intensificaram o imediatismo do consumo, pois estando mais conectados, consumimos mais, mesmo que em um curto espaço de tempo. Isso gerou uma verdadeira corrida pelo marketing perfeito para cada produto.

Construir a relevância de uma marca em meio a tudo isso é parte importante das ações de nomes que crescem no mercado, e o marketing multinível pode participar disso.

Marketing multinível

Embora seja usada há décadas por empresas de referência como Mary Kay, Herbalife e Hinode, o marketing multinível não é tão amplamente compreendido pelo público. Neste modelo, a venda dos produtos ou serviços de uma marca acontece por meio de vendedores que atuam independentemente e recrutam de forma direta outros vendedores, recebendo uma pequena comissão pelos ganhos do recrutado.

Apesar de muitas vezes ser confundido com esquemas de pirâmide, o marketing multinível é uma prática legal e que, diferente da anterior, tem foco quase totalmente voltado a venda de produtos, mais que o recrutamento de novos vendedores. Aqui, esse recrutamento é apenas um apoio e reforço às comissões, pois a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) estabelece que 70% da renda nesse tipo de marketing venha da venda dos produtos, garantindo que os ganhos não estejam relacionados somente à chegada de novas pessoas.

Dessa forma, é formada uma estrutura de rede em que a venda direta é o principal incentivo de crescimento econômico. Mesmo assim, há um crescimento exponencial da rede que, gradualmente, alcança mais mercados, mais setores e, claro, mais pessoas via vendas ativas, fortalecendo o conhecimento de marca de forma viva.

A ABEVD indica que existam cerca de 3,5 milhões de empreendedores autônomos ligados ao marketing multinível e que esse mercado movimente bilhões de reais. Portanto, para que tudo isso funcione, a confiança do público na marca e nos produtos é fundamental.

No entanto, não basta!

Como o marketing multinível pode ajudar a construir a relevância de marca?

No entanto, entender as reais funções do marketing multinível pode garantir estratégias mais amplas que ajudem não apenas a melhorar a captação de recursos, mas também a tornar sua marca mais relevante. Isso é ainda mais relevante para empresas do varejo, já que as vendas diretas são uma das formas mais eficazes de marketing boca a boca, realizadas pelos vendedores da rede.

Para ser possível, antes é necessário criar uma estratégia de marketing com campanhas direcionadas, permitindo que mais pessoas acessem a marca de acordo com suas dores e necessidades. Outro fator que pode ser um diferencial é a construção de uma identidade facilmente reconhecível, dessa forma, elementos podem ser associados à marca sempre que houver contato com algum elemento.

Com maior visibilidade e ampliação das demandas, é necessário garantir que toda a equipe esteja alinhada. Treinamentos, workshops e reuniões gerais auxiliam para que mesmo alcançando mercados distintos, a identidade e os valores sejam mantidos.

Lembre-se: a confiança deve ser constante. Com vendedores alinhados, seus clientes entendem o trabalho como uma unidade e, ao conhecerem os produtos, conhecem a marca.

Essa construção constante de uma boa reputação garante que a relevância da empresa se mantenha intacta e que possíveis compradores sejam positivamente impactados pela marca, mesmo sem ainda ter comprado dela. Dessa forma, a conversão é facilitada e você gasta menos a longo prazo.

Por fim, é essencial monitorar a percepção do público e estimular os vendedores sempre. Uma comunicação direta pode proporcionar um alcance evidente e rico, tornando o marketing multinível um bônus para sua marca e para os seus resultados.

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