Mulheres na Publicidade

Nesse Dia da Mulher, nada como grandes nomes do sexo feminino que já compuseram a cena publicitária do país para falar sobre os encantos, alegrias e desafios da profissão. 

Vamos relembrar a trajetória de mulheres que alcançaram cargos de alto nível em agências conceituadas e conhecer um pouquinho mais sobre o setor de Criação. Boa leitura! 

  • Christina Carvalho Pinto 

Christina chegou ao cargo de diretora de criação a partir da redação publicitária e hoje atua como Partner e Brand Strategist na Hollun, consultoria que integra Cultura, Marketing e Branding. Foi a primeira mulher na América Latina a presidir um mega grupo multinacional, o Grupo Young & Rubicam, que liderou como sócia por 8 anos.

Além disso, ela foi eleita duas vezes pela Forbes “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Comunicação”, fundou e presidiu por duas décadas o Grupo Full Jazz de Comunicação, considerado pela Fundação Dom Cabral como o melhor exemplo de inovação empresarial no país. Também recebeu prêmios como Leões de Cannes e Profissional da Década pela ABRACOMP – Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda. 

Para Christina, “A presença feminina é gigante hoje na propaganda, pelo que se nota ao entrar numa agência. No entanto, vejo-as mais em Atendimento, Planejamento e Mídia do que em Criação e Internet”, analisa.

  • Hilda Schutzer

Hilda foi a primeira mulher a se tornar presidente de uma agência no Brasil (no início da década de 80, na CBBA). Nas palavras dela: “Se você é uma publicitária, seja uma publicitária séria. Leve as coisas como têm que ser levadas, faça o trabalho que precisa ser feito. Respeite o seu meio, respeite o seu direito, respeite aquilo que você fala e aquilo que você conduz.”

  • Joanna Monteiro 

Joanna Monteiro passou por algumas das maiores agências do país: DPZ, W/Brasil e África. Para ela, “É preciso observar o cenário com olhos mulheris. Na mídia, no planejamento e no atendimento tem muitas mulheres talentosas, com carreiras sólidas e ótimos cargos. A criação tem menos mulheres.”

  • Fernanda Romano

Fernanda Romano, a Fefa, chegou a escutar que jamais chegaria a algum lugar trabalhando de tênis. Hoje, ela acumula 15 Leões de Cannes, trabalhou na Euro RSCG de Madri e na JWT de Londres. 

Profissionais como elas ajudaram no desenvolvimento de muitas peças de sucesso e deixaram um legado na propaganda nacional. Levando em conta a história da Christina, por exemplo, que foi de redatora a diretora de criação, podemos nos inspirar e tomar como espelho para chegar onde queremos, através de muito trabalho e força de vontade. 

Considerando também que o mercado cresceu 10,2% de 2017 para 2018 e houve um aumento da presença feminina (considerando vice-presidentes, diretoras de criação e de arte, redatoras, dentre outras) em ambientes publicitários entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 – em média 6%, podemos nos sentir ainda mais estimuladas, não é mesmo? 

O que nos resta é aplaudir e reverenciar as conquistas de todas as mulheres, homenageando-as através de nosso respeito e admiração. A Pagina1 deseja um feliz dia das mulheres a todas, e que possamos aprender cada vez mais com essas guerreiras, donas do próprio nariz, que vão atrás e fazem por merecer todas as suas vitórias!! 

Insira seu melhor e-mail e obtenha o Ebook