Tudo o que você precisa saber sobre a proporção áurea
Quer entender melhor o que é a Proporção Áurea e como aplicá-la no processo de criação? Então, continue lendo o artigo de hoje! Com uma explicação clara e detalhada, você sairá daqui dominando esse conceito e preparado para utilizá-lo em seus projetos. Tenho certeza de que, ao final, você terá o conhecimento necessário na ponta da língua para aproveitar todos os benefícios dessa técnica em suas criações.
Acesse também: A importância da identidade visual
A origem da proporção áurea
A Proporção Áurea, também chamada de sequência divina ou traço dos deuses, é uma sucessão numérica definida por Euclides em 300 a.C. No entanto, os estudos sobre esse conceito só avançaram significativamente durante o Renascimento, graças ao trabalho do matemático italiano Leonardo Pisano, conhecido como Fibonacci, no final do século XII.
Nessa sequência, que começa em 0 e 1, o seguinte é a soma dos dois anteriores
0 + 1 = 1
1 + 1 = 2
1 + 2 = 3
2 + 3 =
3 + 5 = 8
Essa soma pode ser infinita e é representada pela letra grega Phi φ (visto que o valor da soma é dividido pelo segmento mais longo, resultando em 1,618, o famoso número de ouro)
Conforme os números na sequência ficam cada vez maiores, a proporção entre eles fica mais próxima. Como podemos observar na imagem abaixo, se dispomos os números em quadrados de maneira geométrica, é possível imaginar uma espiral perfeita.
Por que é conhecida como a “divina proporção”?
Muito se comenta sobre a forma de espiral em elementos da natureza, deixando a sensação de que foram milimetricamente projetados. Por isso, a proporção áurea também é chamada de divina.
Mas nem tudo que reluz é ouro. Segundo o matemático Keith Devlin, um dos exemplos mais famosos pode não obedecer a sequência. Se trata das sementes de girassol. Para o cientista, “a natureza quer germinar o maior número possível de sementes e a maneira de fazer isso é adicionar numa forma de espiral. Não significa que todas as vezes haverá uma razão exata”.
Quem nomeou a Proporção Áurea dessa forma foi Luca Pacioli, monge italiano que viveu no século XVI e escreveu um livro chamado “Divina Proportione”. Luca era amigo de ninguém menos do que Leonardo Da Vinci e foi ele quem ilustrou o manuscrito do monge.
A proporção áurea no design
Se você trabalha com Design provavelmente já ouviu falar. Caso contrário, é bom conhecer.
No âmbito da criação, a proporção áurea pode ser utilizada como ferramenta, um grid, (linkar com texto sobre grid) para o seu projeto. No Adobe Illustrator existe um jeito muito simples de construir um retângulo áureo. Basta criar um quadrado perfeito e multiplicar a largura do quadrado por 1,618.
A Proporção Áurea naturalmente guia os olhos do usuário de um ponto a outro, facilitando a organização dos elementos visuais. Com isso, torna-se mais fácil definir a posição ideal de cada elemento e resolver problemas comuns, como o equilíbrio entre o tamanho de um símbolo e o tamanho do logotipo. Dessa forma, o uso da Proporção Áurea ajuda a criar composições mais harmoniosas e visualmente agradáveis.
Além disso, ao explorar esse campo de estudo, você amplia sua percepção sobre formas, o que permite ajustar cada proporção de maneira equilibrada. Isso resulta em uma harmonia impressionante entre layout, tipografia, cor e princípios de design. Como poucas pessoas realmente dominam esse conceito, suas criações podem alcançar um novo patamar de qualidade. Portanto, ao incluir essa habilidade ao elaborar um orçamento, você pode explicar detalhadamente como funciona o desenvolvimento do trabalho, agregando ainda mais valor ao seu serviço.
E você, já sabia toda a história por trás da Proporção Áurea? Acha que as formas encontradas na natureza realmente refletem as proporções do retângulo — e espiral — de ouro? Compartilhe a sua opinião nos comentários! Ficaremos muito felizes em trocar uma ideia sobre o assunto 🙂