A importância da identidade visual para a marca
A identidade visual é um investimento determinante para a sua marca construir familiaridade e reconhecimento em frente ao público. Mas qual é exatamente a importância da identidade visual? E o que ela representa? É apenas o logotipo?
Não. Não é apenas o logotipo.
A identidade visual é um conjunto composto pela paleta de cores, tipografia, símbolos, imagens, ilustrações e animações. Esse conjunto entrega ao seu público referências sobre a marca que vão além do logotipo.
O senso comum nos diz que o logo deve contar a história da marca. Isso realmente é verdade, mas será que é uma verdade completa? Digo isso e te questiono: será que apenas o logo é o suficiente para expressar toda a essência de uma marca? Para a nossa visão, isso é um cenário imaginário. Vamos listar 05 motivos que nos fazem pensar assim:
1. A diferenciação entre os símbolos dos logotipos está se tornando cada vez mais desafiadora.
À medida que as marcas proliferam e os designers estão submetidos às mesmas tendências culturais e de design em todo o mundo, eles tendem a se influenciar mutuamente, muitas vezes até sem perceber.
Você provavelmente já viu semelhanças entre alguns logotipos.
O último caso foi o da Meta, o “novo Facebook”, que inclusive foi acusado de plágio.
Uma marca verdadeiramente diferenciada, baseada na estratégia da marca, deve ser sempre o objetivo. Mas a realidade é que conforme o mundo “fica menor” e mais acessível, a confusão visual se intensifica. O resultado é que desenvolver um ícone completamente único se torna ainda mais desafiador.
2. Display reduzido para a exibição completa do logo.
Pegue ícones sociais e de aplicativos, por exemplo. Eles podem ser a representação visual mais onipresente de uma marca, mas muitas vezes são os menores e a maioria dos logotipos não cabem neles. Mas ainda temos cores, tipografia e gráficos para ajudar a transmitir a essência da marca.
Se olharmos para o redesenho recente do Google, o logotipo é apenas uma parte de sua identidade geral. Como você pode ver nas imagens abaixo – a cor, o estilo gráfico plano e as formas geométricas desempenham um papel importante na conexão dos usuários com a experiência da marca Google, independentemente do caminho de interação que eles tomem ou do tamanho do ícone.
3. As impressões da marca são a soma de múltiplas interações por meio de experiências multissensoriais.
O que isso significa? Que nós, como seres humanos, somos processadores multissensoriais de informação, e tudo isso influencia a forma como percebemos nosso mundo. Além do logotipo de uma marca, existem os elementos de fotografia, ilustração, tipografia, gráficos e animação. E além do visual, podemos envolver a experiência do usuário com os outros sentidos, incluindo tom de voz, som, olfato, paladar e tato. O rugido do leão da MGM é um exemplo de som de longa data de marca registrada.
![](https://pagina1digital.com.br/wp-content/uploads/2021/12/lion-mgm-1024x384.jpg)
4. As marcas são fluidas.
Um logotipo deve permanecer estável ao longo do tempo, sendo redesenhado apenas quando as demandas do negócio mudarem ou houver uma mudança estratégica. A identidade visual, porém, é uma história diferente. Uma identidade visual pode (e deve) evoluir para mudar a experiência e o vocabulário visual da marca conforme necessário, enquanto o logotipo permanece o mesmo.
5. Os conjuntos de identidade visual ajudam a construir consistência e reconhecimento da marca.
As identidades visuais mais eficazes são reconhecidas mesmo sem o logotipo. Elas são ferramentas poderosas que ajudam a contar a história da sua marca de uma maneira única. Elas permitem que as marcas se adaptem ao tempo, sem investir em um redesenho completo da identidade corporativa.
Bora dar play e dar a devida importância para a sua identidade visual?