1618 (ou um pouco mais) palavras sobre a Proporção Áurea

Tudo o que você precisa saber sobre a proporção áurea

Quer entender melhor sobre a proporção áurea e como ela é aplicada dentro do âmbito de criação? Acompanhe o artigo de hoje! Tenho certeza que você vai sair daqui com a explicação na ponta da língua. 

A origem da proporção áurea

Também conhecida como sequência divina ou traço dos deuses, a proporção áurea é uma sucessão de números que foi definida por Euclides em 300 a. C. No entanto, o grande salto sobre os estudos só ocorreu no renascimento através de um italiano no fim do século XII (Leonardo Pisano, mais conhecido como Fibonacci). 

Nessa sequência, que começa em 0 e 1, o seguinte é a soma dos dois anteriores

0 + 1 = 1
1 + 1 = 2
1 + 2 = 3
2 + 3 =
3 + 5 = 8

Essa soma pode ser infinita e é representada pela letra grega Phi φ (visto que o valor da soma é dividido pelo segmento mais longo, resultando em 1,618, o famoso número de ouro)

Retângulo de ouro

Conforme os números na sequência ficam cada vez maiores, a proporção entre eles fica mais próxima. Como podemos observar na imagem abaixo, se dispomos os números em quadrados de maneira geométrica, é possível imaginar uma espiral perfeita. 

Por que é conhecida como a “divina proporção”? 

Muito se comenta sobre a forma de espiral em elementos da natureza, deixando a sensação de que foram milimetricamente projetados. Por isso, a proporção áurea também é chamada de divina. 

Mas nem tudo que reluz é ouro. Segundo o matemático Keith Devlin, um dos exemplos mais famosos pode não obedecer a sequência. Se trata das sementes de girassol. Para o cientista, “a natureza quer germinar o maior número possível de sementes e a maneira de fazer isso é adicionar numa forma de espiral. Não significa que todas as vezes haverá uma razão exata”. 

Quem nomeou a Proporção Áurea dessa forma foi Luca Pacioli, monge italiano que viveu no século XVI e escreveu um livro chamado “Divina Proportione”. Luca era amigo de ninguém menos do que Leonardo Da Vinci e foi ele quem ilustrou o manuscrito do monge. 

A proporção áurea no design 

Se você trabalha com Design provavelmente já ouviu falar. Caso contrário, é bom conhecer. 

No âmbito da criação, a proporção áurea pode ser utilizada como ferramenta, um grid, (linkar com texto sobre grid) para o seu projeto. No Adobe Illustrator existe um jeito muito simples de construir um retângulo áureo. Basta criar um quadrado perfeito e multiplicar a largura do quadrado por 1,618.

A proporção áurea naturalmente guia os olhos do usuário de uma posição para outra. Com isso, fica mais fácil determinar o lugar de cada elemento visual e o impasse entre o tamanho de um símbolo em relação ao tamanho do logotipo não é mais um problema. 

Explorando esse campo de estudos, você abre a mente a uma visão mais aguçada sobre as formas e consegue pautar cada proporção dentro da mesma razão, alcançando uma harmonia invejável entre layout, tipografia, cor e princípios gerais. Já que poucas pessoas dominam o conceito, suas artes terão outro nível e você pode incluir essa habilidade ao passar um orçamento, explicando certinho como funciona o desenvolvimento do trabalho. 

E você, já sabia toda a história por trás da Proporção Áurea? Acha que as formas encontradas na natureza realmente refletem as proporções do retângulo — e espiral — de ouro? Compartilhe a sua opinião nos comentários! Ficaremos muito felizes em trocar uma ideia sobre o assunto 🙂

Insira seu melhor e-mail e obtenha o Ebook