A importância da identidade visual para a marca
A identidade visual é um investimento determinante para a sua marca construir familiaridade e reconhecimento em frente ao público. Mas qual é exatamente a importância da identidade visual? E o que ela representa? É apenas o logotipo?
Não. Não é apenas o logotipo.
A identidade visual é um conjunto composto pela paleta de cores, tipografia, símbolos, imagens, ilustrações e animações. Esse conjunto entrega ao seu público referências sobre a marca que vão além do logotipo.
O senso comum nos diz que o logo deve contar a história da marca. Isso realmente é verdade, mas será que é uma verdade completa? Digo isso e te questiono: será que apenas o logo é o suficiente para expressar toda a essência de uma marca? Para a nossa visão, isso é um cenário imaginário. Vamos listar 05 motivos que nos fazem pensar assim:
1. A diferenciação entre os símbolos dos logotipos está se tornando cada vez mais desafiadora.
À medida que as marcas proliferam e os designers estão submetidos às mesmas tendências culturais e de design em todo o mundo, eles tendem a se influenciar mutuamente, muitas vezes até sem perceber.
Você provavelmente já viu semelhanças entre alguns logotipos.
O último caso foi o da Meta, o “novo Facebook”, que inclusive foi acusado de plágio.
Uma marca verdadeiramente diferenciada, baseada na estratégia da marca, deve ser sempre o objetivo. Mas a realidade é que conforme o mundo “fica menor” e mais acessível, a confusão visual se intensifica. O resultado é que desenvolver um ícone completamente único se torna ainda mais desafiador.
2. Display reduzido para a exibição completa do logo.
Pegue ícones sociais e de aplicativos, por exemplo. Eles podem ser a representação visual mais onipresente de uma marca, mas muitas vezes são os menores e a maioria dos logotipos não cabem neles. Mas ainda temos cores, tipografia e gráficos para ajudar a transmitir a essência da marca.
Se olharmos para o redesenho recente do Google, o logotipo é apenas uma parte de sua identidade geral. Como você pode ver nas imagens abaixo – a cor, o estilo gráfico plano e as formas geométricas desempenham um papel importante na conexão dos usuários com a experiência da marca Google, independentemente do caminho de interação que eles tomem ou do tamanho do ícone.
3. As impressões da marca são a soma de múltiplas interações por meio de experiências multissensoriais.
O que isso significa? Que nós, como seres humanos, somos processadores multissensoriais de informação, e tudo isso influencia a forma como percebemos nosso mundo. Além do logotipo de uma marca, existem os elementos de fotografia, ilustração, tipografia, gráficos e animação. E além do visual, podemos envolver a experiência do usuário com os outros sentidos, incluindo tom de voz, som, olfato, paladar e tato. O rugido do leão da MGM é um exemplo de som de longa data de marca registrada.
4. As marcas são fluidas.
Um logotipo deve permanecer estável ao longo do tempo, sendo redesenhado apenas quando as demandas do negócio mudarem ou houver uma mudança estratégica. A identidade visual, porém, é uma história diferente. Uma identidade visual pode (e deve) evoluir para mudar a experiência e o vocabulário visual da marca conforme necessário, enquanto o logotipo permanece o mesmo.
5. Os conjuntos de identidade visual ajudam a construir consistência e reconhecimento da marca.
As identidades visuais mais eficazes são reconhecidas mesmo sem o logotipo. Elas são ferramentas poderosas que ajudam a contar a história da sua marca de uma maneira única. Elas permitem que as marcas se adaptem ao tempo, sem investir em um redesenho completo da identidade corporativa.
Bora dar play e dar a devida importância para a sua identidade visual?