Uma das maiores apostas para 2023 é o marketing conversacional. Talvez esse nome não seja familiar para você, mas provavelmente você já viu uma estratégia dessas nos últimos meses e até mesmo já foi público-alvo dela.
O marketing conversacional é usado por empresas que querem diminuir e otimizar seu ciclo de venda, aprender mais sobre os seus clientes e, assim, proporcionar uma experiência de compra mais humana e personalizada.
Ele faz isso por meio de ferramentas inteligentes que facilitam a comunicação imediata. Dessa forma, os clientes podem interagir quando quiserem, sem depender do tempo de resposta da empresa.
Há algum tempo, as empresas que incluíam o atendimento na estratégia de marketing tinham dificuldade de conseguir colaboradores exclusivos para fazer o atendimento ao cliente.
A solução para isso veio com a tecnologia. Graças aos chatbots, é possível aplicar o marketing conversacional de forma eficaz e prática. Isso porque eles servem como agentes do funil de marketing. Vamos saber mais.
Por que marketing conversacional é importante?
Segundo dados do PC Protect, um usuário é bombardeado com cerca de 6 mil anúncios todos os meses na internet. Após clicar em um anúncio, a tendência é ele deixar o site em 10 segundos. Ou seja, você tem apenas 10 segundos para encantar o cliente, e esse tempo é cada vez menor.
Então como captar a atenção do seu público com tantas marcas competindo?
A resposta é apostar na combinação da humanização e personalização, e é aí que entra o marketing conversacional.
Qualquer canal de comunicação com seu visitante ou cliente, como telefone e Whatsapp, pode fazer parte de sua estratégia de marketing conversacional.
Os chatbots tornaram o marketing de conversação viável. É importante ressaltar que o chatbot é só uma ferramenta de aplicação. Ou seja, apenas sua utilização não trará os resultados desejados. Para isso precisamos de personalizações e análise de dados.
Então, nesse cenário, o marketing conversacional é uma estratégia e os chatbots são uma das ferramentas usadas.
E essas ferramentas podem estar presentes em seu site, redes sociais ou diretamente no chat do WhatsApp. Para proporcionar uma experiência personalizada, também é preciso realizar uma análise de dados constante. Assim, será possível avaliar o que funciona e ajustar o que ainda não trouxe os resultados esperados.
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Características de um marketing conversacional eficaz
Existem várias aplicações da estratégia, as mais conhecidas são os chatbots. No entanto, você também pode implementar o marketing conversacional por meio de conteúdos que respondam às principais dúvidas do cliente. Vamos falar a seguir sobre as características mais eficazes:
Respostas rápidas
Para serem efetivos, os chatbots precisam simular uma conversa real, com respostas rápidas, a fim de manter a retenção do cliente. A eliminação das filas de atendimento que essa ferramenta proporciona é um grande ativo, assim como o banco de dados que permite maior efetividade nas conversas.
Interfaces amigáveis
Para criar diálogos convidativos e envolventes, a parte visual precisa ser simples e amigável. Você pode usar as redes sociais preferidas do usuário como ponto de partida. Mas é preciso personalizar e automatizar o processo de forma intuitiva para que a conversa fique natural e eficaz ao mesmo tempo.
Conteúdos ricos e adequados para a persona
O conteúdo dos diálogos também precisa engajar e transmitir a identidade da marca.
O uso de elementos que tornam a conversa mais humana, como GIFs e emojis, é essencial, assim como a escolha do discurso.
E você, gostaria de aplicar essa estratégia na sua empresa?
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