Marketing conversacional: por que investir nessa tendência?

marketing conversacional

Uma das maiores apostas para 2023 é o marketing conversacional. Talvez esse nome não seja familiar para você, mas provavelmente você já viu uma estratégia dessas nos últimos meses e até mesmo já foi público-alvo dela. 

O marketing conversacional é usado por empresas que querem diminuir e otimizar seu ciclo de venda, aprender mais sobre os seus clientes e, assim, proporcionar uma experiência de compra mais humana e personalizada.

Ele faz isso por meio de ferramentas inteligentes que facilitam a comunicação imediata. Dessa forma, os clientes podem interagir quando quiserem, sem depender do tempo de resposta da empresa. 

Há algum tempo, as empresas que incluíam o atendimento na estratégia de marketing tinham dificuldade de conseguir colaboradores exclusivos para fazer o atendimento ao cliente. 

A solução para isso veio com a tecnologia. Graças aos chatbots, é possível aplicar o marketing conversacional de forma eficaz e prática. Isso porque eles servem como agentes do funil de marketing. Vamos saber mais.

Por que marketing conversacional é importante?

Segundo dados do PC Protect, um usuário é bombardeado com cerca de 6 mil anúncios todos os meses na internet. Após clicar em um anúncio, a tendência é ele deixar o site em 10 segundos. Ou seja, você tem apenas 10 segundos para encantar o cliente, e esse tempo é cada vez menor. 

Então como captar a atenção do seu público com tantas marcas competindo?

A resposta é apostar na combinação da humanização e personalização, e é aí que entra o marketing conversacional. 

Qualquer canal de comunicação com seu visitante ou cliente, como telefone e Whatsapp, pode fazer parte de sua estratégia de marketing conversacional.  

Os chatbots tornaram o marketing de conversação viável. É importante ressaltar que o chatbot é só uma ferramenta de aplicação. Ou seja, apenas sua utilização não trará os resultados desejados. Para isso precisamos de personalizações e análise de dados.

Então, nesse cenário, o marketing conversacional é uma estratégia e os chatbots são uma das ferramentas usadas. 

E essas ferramentas podem estar presentes em seu site, redes sociais ou diretamente no chat do WhatsApp. Para proporcionar uma experiência personalizada, também é preciso realizar uma análise de dados constante. Assim, será possível avaliar o que funciona e ajustar o que ainda não trouxe os resultados esperados. 

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Características de um marketing conversacional eficaz

Existem várias aplicações da estratégia, as mais conhecidas são os chatbots. No entanto, você também pode implementar o marketing conversacional por meio de conteúdos que respondam às principais dúvidas do cliente. Vamos falar a seguir sobre as características mais eficazes: 

Respostas rápidas

Para serem efetivos, os chatbots precisam simular uma conversa real, com respostas rápidas, a fim de manter a retenção do cliente. A eliminação das filas de atendimento que essa ferramenta proporciona é um grande ativo, assim como o banco de dados que permite maior efetividade nas conversas.

Interfaces amigáveis

Para criar diálogos convidativos e envolventes, a parte visual precisa ser simples e amigável. Você pode usar as redes sociais preferidas do usuário como ponto de partida. Mas é preciso personalizar e automatizar o processo de forma intuitiva para que a conversa fique natural e eficaz ao mesmo tempo.

Conteúdos ricos e adequados para a persona

O conteúdo dos diálogos também precisa engajar e transmitir a identidade da marca. 

O uso de elementos que tornam a conversa mais humana, como GIFs e emojis, é essencial, assim como a escolha do discurso.

E você, gostaria de aplicar essa estratégia na sua empresa?
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