O meio digital sempre se renova e por isso a manutenção de um negócio na internet exige que você esteja a par das tendências de marketing. E são tantas mudanças constantes que é difícil não se perder entre elas.
Novos modos de atrair o público surgem a todo momento, cada uma delas com suas vantagens, desvantagens, desafios de implementação e otimização. Por outro lado, hoje temos meios para traçar um plano mais sólido, por meio de dados.
De acordo com um estudo feito pela Salesforce e divulgado pela revista Exame, os profissionais de marketing esperam um aumento de 75% no número de fontes de informações para definição da estratégia. Em outras palavras, a coleta e análise de dados vêm cada vez mais forte para 2023.
Um relatório lançado pela Hootsuite com os destaques feitos pela Resultados Digitais aponta algumas tendências de marketing para 2023, confira:
Marketing de influência
O trabalho com criadores de conteúdo só tende a crescer. A pesquisa mostra que organizações menores ( com menos de100 funcionários) são menos propensas a trabalhar com criadores de conteúdo, enquanto 44% das empresas com mais de 1000 funcionários trabalham com esses profissionais.
A maior barreira para o aumento do uso do marketing de influência é o custo, mesmo que a maioria dos influenciadores cobre em média de $100 por post.
Por isso, na hora de escolher o embaixador para a sua marca, escolha influenciadores que tenham valores que façam sentido para você.
Mais visibilidade = mais cobrança
A pesquisa do Hootsuite mostrou que 39% se sentem confiantes e 36% extremamente confiantes de que as redes sociais entregam um ROI (retorno sobre investimento) benéfico quando se trata de alcance e engajamento. Também foi possível compreender que quanto mais velho o colaborador é, menos valor dá para as redes sociais.
Isto tende a mudar conforme os resultados vão ficando mais dependentes do meio digital.
Redes sociais com objetivos diferentes
Cada vez mais, as pessoas acessam as redes sociais diferentes por razões diferentes. Desconsiderar que o mesmo usuário está em outras plataformas é um erro. É muito importante começar a produzir conteúdo específico para cada rede do cliente para, assim, atingir o público com maior efetividade.
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Outras tendências de marketing para 2023
Apostas em diversidade
Investir em diversidade, inclusão e responsabilidade social são essenciais para uma marca que deseja se manter relevante, se destacar no mercado e conquistar novos clientes.
Você pode aplicar essa ideia de forma simples, como legendar os vídeos da marca, para que eles sejam vistos por mais pessoas, por exemplo.
Outro modo de embarcar na diversidade é utilizar imagens de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais e capacidades em suas campanhas. Também é importante que a diversidade esteja presente na empresa e seja vista na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca.
Posicione-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental também é uma maneira de demonstrar valor. É hora de entender que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa.
O marketing vem para transparecer o cuidado que sua empresa tem com a sustentabilidade. Com isso, também reforça os valores que a marca defende e a imagem que deseja passar.
Experiências híbridas (on e offline)
Uma das tendências de marketing para 2023 são as campanhas omnichannel, que gerenciam vários canais diferentes ao mesmo tempo, tanto no mundo online quanto no offline. São algo cada vez mais comum em nosso dia a dia.
Um estudo feito pela Deloitte revela que 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos anos seguintes. E eles farão isso motivados pelas possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão.
É muito importante que as marcas invistam em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda.
Investimentos em vídeos
Os vídeos já estão consolidados como essenciais para uma estratégia de sucesso nas redes sociais. Não apostar neles é um erro e uma perda de oportunidade.
Antes de investir neste formato lembre-se que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma.
O público no YouTube é acostumado a conteúdos mais longos e explicativos, já no TikTok e no Instagram os vídeos são mais curtos e objetivos.
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